Celestino Pinheiro

Celestino Pinheiro nasceu em Vale da Mua em 1955, filho de Severino Martins Pinheiro e Josefina de Matos, ambos agricultores. Completou o ensino primário na escola da aldeia. Continuou estudos, primeiro, no Seminário de Gavião, depois, no de Alcains, concluindo o ensino secundário no Liceu de Abrantes. Ingressou na Faculdade de Letras de Lisboa, no Curso de Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Franceses), vindo a concluí-lo na Faculdade de Letras do Porto, para onde se transferiu. Mais tarde, concluiu o Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Exerceu, desde 1978, funções docentes em várias escolas do país, onde desenvolveu projetos na área da comunicação. Foi membro da equipa do Festival Internacional de Cinema para a Infância e Juventude, de Tomar. Na última escola em que lecionou, a Escola Secundária Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira, foi editor e redator do Jornal “Agora Nós”, função que serviria de base à publicação do livro eletrónico (e.book) “30 anos – Agora Nós e a imprensa escolar na Escola Dr. Serafim Leite”, disponível na internet.

É professor voluntário e membro da direção na Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, onde é responsável pelas edições eletrónicas, colaborando, também, como colunista, no jornal “O Regional”, de S. João da Madeira. Faz parte do grupo “Cultura Viva”, que se dedica à divulgação e dramatização de textos.