Albert Hourani

Albert Hourani (1915-1993) é considerado um dos historiadores mais importantes do mundo árabe, ou até mesmo o mais relevante. Inglês de ascendência libanesa, Albert Hourani teve uma educação conturbada em Inglaterra numa época em que viu ser-lhe negada a possibilidade de estudar numa escola preparatória por ser «estrangeiro». Mais tarde, acabou por ingressar no Magdalen College na Universidade de Oxford onde estudou Filosofia, Política, Economia e História, sempre com um interesse particular na área das relações internacionais.

Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou para o Governo na preparação do denominado «dossier árabe».

Em 1946 regressou a Oxford e aos colégios Magdalen e St. Andrew para uma carreira académica de eleição que o levou ao topo na sua área de investigação. Em St. Andrew criou o Centro de Estudos do Médio Oriente, o primeiro da Universidade e que se manteve até hoje uma referência. Ensinou nas universidades Americana de Beirute, de Chicago, da Pensilvânia e de Harvard, regressando sempre a Oxford.

A sua influência nos Estudos do Médio Oriente é transversal, tendo dado nome a diversas cátedras e ao prémio para o melhor livro sobre estudos do Médio Oriente. Foi fellow da MESA e da Academia Americana de História.


  • Filtrar por:

Não encontrou o que procura ?

Utilize o nosso formulário de Pedido de Livros