Alasdair Gray

Alasdair James Gray (1934 – 2019) foi um escritor e artista escocês. O seu primeiro romance, Lanark, é considerado um marco da ficção escocesa. Publicou romances, contos, peças de teatro, poesia e traduções, e escreveu sobre política e a história da Literatura Inglesa e Escocesa. As suas obras de ficção combinam realismo, fantasia e ficção científica, com a utilização da sua própria tipografia e ilustrações, e ganharam vários prémios.

Estudou na Glasgow School of Art de 1952 a 1957. Para além das suas ilustrações de livros, pintou retratos e murais, incluindo um no local de Òran Mór e outro na estação de metro de Hillhead. As suas obras de arte foram amplamente expostas e fazem parte de várias coleções importantes. Antes de Lanark, teve peças de teatro apresentadas na rádio e na televisão.

O seu estilo de escrita é pós-moderno e tem sido comparado com os de Franz Kafka, George Orwell, Jorge Luis Borges e Italo Calvino. Foi escritor residente na Universidade de Glasgow de 1977 a 1979, e professor de Escrita Criativa nas Universidades de Glasgow e Strathclyde de 2001 a 2003.

O seu livro Pobres Criaturas foi recentemente adaptado ao cinema, protagonizado por Emma Stone, e encontra-se nomeado para vários óscares.