ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

A Verdade Frágil - O que a Pós-verdade Faz ao Nosso Mundo Comum

Myriam Revault d’Allonnes


Versão em Ebook

Instruções de funcionamento


Desconto: 10%
10,79 € 11,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A irrupção da noção de «pós-verdade» suscitou bastantes comentários jornalísticos, sobretudo sobre o fenómeno das fake news, mas poucas reflexões de fundo. Numa altura em que a noção de «pós-verdade» se torna omnipresente no espaço mediático, este livro apresenta uma reflexão aprofundada sobre o seu significado e as suas implicações na relação entre o poder e o cidadão comum.

Ao questionar as relações conflituosas entre política e verdade, Myriam Revault d'Allones mostra como a exploração do «regime da verdade» pela política elucida o que distingue os sistemas democráticos, permanentemente expostos à dissolução dos indicadores de certeza, à tentação do relativismo e à transformação dos «factos» em opiniões, dos sistemas totalitários, em que a todo-poderosa ideologia fabrica um mundo inteiramente fictício.

Longe de enriquecer o mundo, a «pós-verdade» empobrece o imaginário social e põe em causa os julgamentos e as experiências sensíveis que podemos partilhar. É urgente tomar consciência da natureza e da amplitude do fenómeno se queremos evitar os seus efeitos éticos e políticos.

Ler mais

Autor

Myriam Revault d’Allonnes

Uma das mais conceituadas filósofas francesas da atualidade, é professora na École pratique des hautes études, onde ensina filosofia ética e política. É autora de vários livros, entre os quais se destaca La crise sans fin. Essai sur l’expérience moderne du temps (2012).

Ler mais