Partilhar

A Utopia Templária

Stelio W. Venceslai

Em Stock


Desconto: 20%
18,32 € 22,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS E VALORES DA ORDEM DO TEMPLO E COMO PODEREMOS APLICÁ-LOS NOS NOSSOS DIAS?

O QUE É SER TEMPLÁRIO HOJE?

Nunca saberemos ao certo se existiu uma “sabedoria templária”, perdida e esquecida por entre as fogueiras, as perseguições e o plurissecular manto de silêncio que encobriu a história dos monges-cavaleiros. Muito provavelmente o sistema templário, tanto ao nível religioso, militar, jurídico como económico, poderia ter originado uma concepção global, política – no sentido mais nobre do termo –, da qual perdemos o rasto. Restam-nos as suposições. Contudo, passados mais de sete séculos após o seu desaparecimento oficial, os templários continuam a suscitar o interesse e a despertar emoções fortes. É inegável que algo fala ainda aos corações das pessoas de hoje. Apesar da estrutura sócio-política se ter alterado profundamente, certos ideais de outrora, que acabaram por se perder ou ficar dormentes, possuem um valor que está muito para além do tempo e das instituições.

«O objectivo deste livro não é fazer uma história da Ordem monástica, militar e templária, mas sim transmitir uma ideia moderna da Ordem do Templo, tentando resgatá-la das inúmeras interpretações, muitas vezes fantasiosas, que enchem as livrarias de meio mundo. O livro não está pensado para quem deseja conhecer a história do Templo, mas sim para quem, por já a conhecer, se questiona sobre a sobrevivência templária.

A moderna ideologia templária tem como objectivo a descoberta ou o despertar de valores muitas vezes adormecidos ou mesmo esquecidos, o valorizar e despertar de novos interesses em quem ainda os distingue mesmo não sendo por eles conduzido. O objectivo é o de voltar ao homem, ao seu Templo interior, de forma a torná-lo ao mesmo tempo participante e protagonista, começando um processo de reapropriação das suas raízes e dos seus ideais. (...)

O mundo da Cavalaria parece pertencer ao passado (...) mas os seus valores podem ser vivos e operantes a partir do momento em que lhes é atribuído um significado actual capaz de organizar a vida e os comportamentos do indivíduo. (...) Existe cada vez mais um apelo aos valores do Templo. Isto não significa um banal retorno ao antigo mas leva a uma interpretação, em clave moderna, de antigos valores, considerando-os ainda actuais e importantes para a nossa sociedade. (...) A Cavalaria moderna é silenciosa, não ambiciona às honras da crónica, não procura privilégios, mas opera.»
 

Ler mais

Autor

Stelio W. Venceslai

Ler mais