Partilhar

A Organização Arquivística - O Fundo Administração do Concelho de Torres Vedras

Suzete Lemos Marques

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No presente estudo, A Organização Arquivística: o fundo Administração do Concelho de Torres Vedras (2009), Suzete Lemos Marques regressa a um tema clássico de natureza técnica e comummente abordado na Ciência da Informação, mais concretamente, no campo disciplinar da Arquivística. Este é um trabalho de natureza historicista e tecnicista, enquadrável no paradigma custodial, tão necessário e pertinente para a promoção do acesso à informação acumulada nos arquivos municipais e, neste caso particular, do Arquivo Municipal de Torres Vedras. Pois não chega afirmarmos o princípio do livre acesso à informação se, no momento seguinte, anularmos esse acesso pela não organização da informação aí acumulada e, consequentemente, a sua não comunicação. Aqui reside uma das maiores contradições dos arquivos, de que a porta aberta não é condição suficiente para garantia do acesso à informação.
Por se tratar de um estudo pioneiro e, nesta medida original, bem conduzido, coerente e rigoroso, justifica-se plenamente a sua publicação, estando, natural e duplamente, a autora de parabéns.
Com o presente estudo iniciam as Edições Colibri uma coleção - Ciência da Informação (CI) - em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, coleção que pretende ser a montra de muitos trabalhos finais de mestrado e doutoramento em Ciência da Informação, assim como de reunião de estudos dispersos de docentes e investigadores incontornáveis na área da Ciência da Informação. Um projeto pioneiro em Portugal, quer do ponto de vista editorial, quer do ponto de vista académico, que acolheu também, neste primeiro número, o apoio do Município de Torres Vedras, entidade igualmente detentora de uma política editorial exemplar e distinta.

Ler mais

Autor

Suzete Lemos Marques

Ler mais