Partilhar

O Regresso de Emigrantes no Portugal Contemporâneo

José Carlos Marques, Pedro Góis


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato adaptável a todos os dispositivos.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais



Desconto: 10%
14,38 € 15,98 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O regresso de emigrantes tem recebido pouca atenção na análise dos movimentos migratórios portugueses, apesar da emigração ter sido sempre acompanhada por alguns fluxos de regresso. Nesta obra apresentam-se os resultados de um estudo sobre o regresso de emigrantes portugueses, com enfoque em países de destino dos maiores fluxos de entrada nos últimos anos, como o Reino Unido, França, Luxemburgo e Suíça, de forma a poder atender às diferenças contextuais no processo de tomada de decisão e de efetiva experiência de regresso. Desenvolvem-se nesta obra as perspetivas dos emigrantes quanto ao regresso e as experiências de retorno daqueles que já regressaram ao país, aferindo-se o papel da integração na sociedade de destino para a decisão/predisposição de regresso, o desenvolvimento de diferentes formas de mobilidade entre países de origem e de destino e o potencial dos migrantes (regressados efetivos ou potenciais) para a promoção do desenvolvimento regional das áreas de origem dos migrantes. Em termos globais o projeto em que se baseia este livro procurou conhecer os fatores que influenciam as intenções a as decisões de regresso dos migrantes; o impacto das crescentes formasde circulação na concretização e ou adiamento dos projetos de regresso e o potencial de mobilização das competências, experiências e recursos destes migrantes para a capacitação do país.

Ler mais

Autor(es)

José Carlos Marques

Professor na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e do Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID) do IPL. Os seus interesses de investigação têm incidido sobre a migração internacional, as políticas migratórias, os fluxos migratórios portugueses, a integração dos imigrantes, as práticas transnacionais dos migrantes, a migração altamente qualificada e a inserção dos imigrantes na sociedade portuguesa. Participou, entre outros, nos projectos internacionais “The Political Economy of Migration in an Integrating Europe”, “Migrants’ transnational practices in Western Europe” e “Migrants and ethnic minorities on the margins” e em vários projectos sobre a imigração e emigração portuguesa, tendo publicado os resultados destes projectos em diferentes artigos e livros.

Ler mais

Pedro Góis

Licenciou-se em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde obteve um Mestrado e um Doutoramento em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação. A sua carreira académica tem-se desenvolvido em paralelo no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Laboratório Associado, onde é investigador, e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde é docente desde finais dos anos 90. É ainda professor de Políticas e Mediação Cultural no Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Tem vários livros e numerosos artigos publicados sobre emigração e imigração em Portugal e/ou na Europa, sobre emigração, sobre identidade étnica transnacional cabo-verdiana e sobre emigração brasileira para a Europa. Nos últimos anos foi relator e/ou consultor da Organização Internacional de Migrações e da Rede Europeia de Migrações em diferentes ocasiões.

Ler mais