Mircea Cărtărescu

Mircea Cărtărescu (n. 1956) é o mais importante escritor romeno da actualidade.

Nascido em Bucareste, Cărtărescu teve um percurso académico no mundo das letras tendo-se licenciado e depois doutorado em Literatura Romena pela Universidade de Bucareste. Desde o começo dos anos 80 que escreve e publica poesia e com ela ganhou vários prémios.

Como muitos escritores da sua geração, Mircea Cărtărescu teve uma grande influência do movimento de contracultural norte-americano dos anos 60 de onde lhe ficaram o interesse por um certo psicadelismo e, de forma mais racional, pela neurociència.

Foi com Ofuscante (1996) que Mircea Cărtărescu atingiu reconhecimento internacional e foi projectado na literatura europeia como um dos seus grandes renovadores.

De lá para cá o autor tem publicado mais esparsamento e coleccionado prémios literários. Foi já candidato ao Nobel por diversas vezes.

Para além de mais de uma vintena de prémios recebidos na Roménia, tem também o Autor os prémios: da Associação de Escritores da Moldávia; Prémio Vilenica (Eslovénia); Prémio Internacional de Literatura da Alemanha (para Autor estrangeiro); Prémio Spycher (Suíça); best translated Book (Estados Unidos da América); Prémio Euskadi de Plata (Espanha); Prémio Europeu de Literatura (Áustria); Prémio Gregor von Rezzori (Itália) e Prémio Formentor (Espanha).

As suas obras estão traduzidas em perto de 30 línguas. Cărtărescu foi um dos muito poucos escritores vivos a ser incluído na série "Penguin Modern Classics".