Partilhar

A ciência económica em Portugal

Vítor Manuel Leite Neves, José Reis


Versão em Ebook

Instruções de funcionamento


Desconto: 10%
14,38 € 15,98 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A história do pensamento económico recente português está ainda em grande medida por fazer. Este livro, tendo por base testemunhos de alguns dos seus principais protagonistas, é um contributo para compreender a natureza e dinâmicas de evolução da ciência económica em Portugal no passado recente. Pretende-se, através de um conjunto de flashes sobre a realidade da investigação e do ensino da Economia em Portugal, dar conta do modo como a prática desta ciência se tem vindo a estruturar no país e das dinâmicas institucionais que lhe subjazem. Em última instância, o objetivo é contribuir para um melhor conhecimento da Economia como disciplina complexa e plural preenchendo uma lacuna no panorama da história desta ciência em Portugal.

Sumário do livro: 

1.Introdução 

2.O GEBEI: Um pensamento económico estruturado na periferia da Europa (José Reis)

3.Novas Economias em Portugal: os economistas Pinto Barbosa (João Rodrigues)

4.O Banco de Portugal e a disseminação de ideias económicas (Ana Costa)

5.A natureza prática do pensamento económico em Portugal (Vítor Neves)

6.O ensino pós-graduado da Economia em Portugal e a disseminação das ideias económicas (Manuel Branco, Ana Costa e Gonçalo Marçal)

Ler mais

Autor(es)

Vítor Manuel Leite Neves

Ler mais

José Reis

JOSÉ REIS Economista, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Ler mais