Partilhar

Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O presente livro, com prefácio de Paulo Tunhas e posfácio de Jaime Nogueira Pinto, reúne as crónicas publicadas por Carlos M. Fernandes no jornal Observador, mais precisamente na coluna da Oficina da Liberdade. A esse conjunto o autor junta um texto inédito que resume e põe em confronto algumas das preocupações referidas nas crónicas, ao mesmo tempo que apresenta novos problemas.

O livro pretende suscitar uma reflexão sobre o estado da liberdade numa época em que as democracias e a própria civilização ocidental se encontram ameaçadas por uma ofensiva ideológica que visa redefinir as suas estruturas socioculturais e, como no passado, submeter o indivíduo à vontade colectiva. Algumas das crónicas ocupam-se, directa ou indirectamente, dos ataques às liberdades e garantias constitucionais, e até à dignidade humana, lançados a pretexto da pandemia e do medo que pararam o mundo em 2020.

Ler mais

Autor

Carlos M. Fernandes

Carlos M. Fernandes (Luanda, 1973) é investigador científico no Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa. Estudou fotografia na Ar.Co. (1994-96), e dá aulas de fotografia e de história da fotografia no Núcleo de Arte Fotográfica do Instituto Superior Técnico desde 1997. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico, doutorou-se em 2009, na mesma instituição, com uma tese em inteligência artificial, e desde então tem vindo a seguir, entre outras, uma linha de investigação sobre as relações entre a arte e a ciência, a natureza da criatividade e o papel da fotografia nos diálogos entre as ciências naturais e as humanidades. Participou em várias exposições individuais e coletivas de fotografia e de arte generativa e foi um dos fundadores da Pequena Galeria (Lisboa). É autor do livro Paisagens Ocultas: Notas Sobre Arte, Ciência e Criatividade Distribuída e coorganizador da coletânea de textos O Lápis Mágico: Uma História da Construção da Fotografia.

Ler mais