Partilhar

Um Escritor na Guerra

Extra Coleção

Vasily Grossman

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
24,21 € 26,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Vídeo de apresentação:



Está disponível o Capítulo I da obra.

Um Escritor na Guerra foi elaborado com base nos cadernos de apontamentos de Vasily Grossman.

Durante três anos, passados quase sempre na frente de combate na qualidade de correspondente de guerra do Estrela Vermelha, o jornal oficial do Exército Vermelho, Grossman acompanhou a evolução do conflito, e esteve presente nas principais batalhas da Segunda Guerra Mundial na Frente Leste.

Num texto com as marcas do registo do momento, numa escrita muitas vezes impressiva e fragmentada, que foca a sua atenção no indivíduo, nas forças e fraquezas do ser humano ante as condições duríssimas da guerra, esta obra traz-nos o testemunho impressionante de um correspondente de guerra, Vasily Grossman, que acompanhou o Exército Vermelho nas várias frentes de batalha, após o ataque alemão, em 1941.
Grossman esteve presente em quase todos os momentos cruciais da Frente Leste - as batalhas de Moscovo, Estalinegrado e Kursk têm, naturalmente, um destaque especial - e a narrativa culmina com o assalto a Berlim, «o covil da besta fascista».
Mas especialmente pungente é o relato da entrada ern Treblinka e a descrição impressionante da máquina de morte ali montada (o relato de Grossman viria a ser citado como prova no Julgamento de Nuremberga). Uma texto cativante, fluido, e que melhor descreve aquilo a que Grossman chamava «a verdade implacável da guerra».

Ler mais

Autor

Vasily Grossman

VASILY GROSSMAN (1905-1954) chegou a ser considerado um herói da Segunda Guerra Mundial devido ao impacto causado pelas suas reportagens, que abordavam as mais diversas facetas do conflito selvagem que grassava na Frente Leste, realçando sempre a entrega e o heroísmo do soldado soviético comum. Contudo, o seu romance Vida e Destino viria a ser considerado uma ameaça pelo governo soviético e foi confiscado pelo KGB. Só décadas mais tarde seria publicado no Ocidente, onde foi acolhido como obra-prima.

Ler mais