Partilhar

UBS - Os Bastidores de um Escândalo

Economia

Myret Zaki

Em Stock


Desconto: 75%
4,23 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Um verdadeiro case study que deveria fazer parte do programa de ética em todas as Escolas de Negócios de prestígio. Uma obra incontornável para entender os meandros da crise que assolou o mercado financeiro internacional e quase levou o sistema financeiro global à bancarrota.
Como foi possível chegar-se a tamanho descalabro, à quase destruição de um ícone nacional?
A leitura deste livro fascinante leva-nos lá."

"Costuma dizer-se que as crises geram oportunidades e não deixa de ser verdade que a actual crise financeira mundial tem gerado oportunidade para reflexão sobre os modelos de gestão das instituições financeiras. Este livro é um bom exemplo disso.

Pegando no caso do conhecido e respeitável banco suíço UBS, descreve-se a sua passagem pela crise do subprime, sendo o resultado uma história que não pode deixar de ser objecto de reflexão. Nomeadamente, a autora aborda alguns pontos que considero muito interessantes. Primeiro, o contraste entre a gestão do UBS à 'Wall Street' e o seu modelo tradicional de negócio, a gestão de fortunas. Segundo, a legitimidade da intervenção dos bancos centrais nacionais para salvar gigantes financeiros mundiais, cuja maior" parte dos activos e accionistas estão fora do país de origem. Terceiro, a questão sempre polémica dos bónus e da remuneração dos gestores.

Como académica, gostaria de salientar que esta crise tornou visível a necessidade de se compreender a complexidade dos riscos da intermediação financeira, que como se viu nem as mais reputadas instituições financeiras conheciam, e de se melhorar os modelos de gestão dos intermediários financeiros de modo a torná-los menos vulneráveis às crises mundiais."

 

Ler mais

Autor

Myret Zaki

MYRET ZAKI é jornalista na área de finanças do jornal suíço Le Temps desde 2001. Tirou um MBA em Gestão de Empresas na Business School em Lausanne, é especializada no domínio das finanças desde 1997, altura em que integrou o cargo de responsável das publicações financeiras no banco Lombard Odier & Cie. Concluiu ainda uma formação em análise de acções suíças.

Ler mais