Partilhar

Desconto: 10%
23,31 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Tema recorrente na obra de Pierre Bourdieu, a questão do Estado não chegou a integrar o livro que deveria unificar a teoria. Mas esta compilação dos textos do curso no Collège de France (1989-1992) permite analisar e estudar este «objecto impensável» de onde, em última instância, todos os poderes tiram a sua legitimidade.
Esta análise desfaz a ilusão do «pensamento de Estado», ou a crença num princípio de governo orientado para um bem comum, mas também a do Estado como construção de um aparelho burocrático cuja função seria manter a ordem social.
Para o autor, o Estado, «ficção colectiva» mas de efeitos bem reais, é simultaneamente o produto, o resultado e o espaço de uma complexa luta de interesses.

Ler mais

Autor

Pierre Bourdieu

PIERRE BOURDIEU, filósofo e sociólogo francês, nasceu em 1930 e faleceu em 2002. Era, desde 1964, Director da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, director da Revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales e Catedrático de Sociologia no Collège de France, desde 1981. Foi um dos pensadores mais marcantes das últimas décadas do Séc. XX.

Ler mais