Partilhar

Retrato Político da Saúde - Dependência do Percurso e Inovação em Saúde: Da Ideologia ao Desempenho

Olhares Sobre a Saúde

Jorge Simões

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 50%
10,00 € 20,19 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Qual a origem e como evoluíram os sistemas de saúde nos países mais desenvolvidos do mundo?
Quais as fases mais marcantes do sistema de saúde português, desde 1974 até à actualidade e qual o grau de ruptura ou de continuidade nas políticas de saúde?
Como evoluiu o hospital público português e como se pode avaliar o seu desempenho?
Como se desenvolveu a Administração Pública, em Portugal, e como influenciou o modelo de hospital do Serviço Nacional de Saúde?
O livro pretende responder a estas questões e constituir um contributo qualificado para o conhecimento de um sector necessitado de análises científicas consistentes e de acompanhamento pela investigação do ritmo da decisão política.

Os sistemas de saúde nos países da OCDE nos últimos 25 anos
O sistema de saúde português desde 1974
A evolução do hospital público em Portugal desde 1968
A evolução da administração pública e sua influência nos modelos de hospital público em Portugal
A avaliação do desempenho dos hospitais
Conclusões

Ler mais

Autor

Jorge Simões

Jorge Simões, é doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Aveiro, onde é professor catedrático convidado, com agregação. É docente, também, em cursos de pós-graduação na Universidade de Coimbra, na Universidade Católica de Lisboa e do Porto e na Universidade do Minho. No Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL é professor catedrático convidado. Foi administrador hospitalar, presidente da Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do SNS, um dos dois coordenadores nacionais do PNS 2011/2016, coordenador da equipa de análise das parcerias público-privadas nos hospitais, consultor do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, para os assuntos da Saúde e é atualmente presidente do conselho diretivo da Entidade Reguladora da Saúde.

Ler mais