Partilhar

Desconto: 10%
15,93 € 17,70 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O leitor conhece profissionais de elevada craveira técnica que, quando catapultados para funções de liderança, se revelaram autênticos desastres? Lembra-se de excelentes professores ou investigadores que se transformaram em ministros incompetentes? Já ouviu a expressão «perdeu-se um bom técnico, ganhou-se um mau líder»? Este livro ajuda a compreender essas estranhas ocorrências. A razão é cristalina: o exercício de funções de liderança requer muito mais do que competências técnicas. Exige também competências sociais, concetuais e de liderança pessoal. Líderes tecnicamente competentes mas desprovidos de competências sociais serão incapazes de gerir devidamente equipas e de se relacionarem frutuosamente com subordinados, pares, superiores e entidades externas à organização. E líderes desprovidos de competências concetuais dificilmente brilharão em funções de gestão de topo. Competências de liderança pessoal (como a disciplina pessoal, a prudência e a capacidade para evitar o deslumbramento do poder) relevam em todos os níveis de liderança, embora o seu défice seja mais problemático no topo. Este livro ajuda a compreender a relevância destas competências, podendo ser usado em processos de formação e desenvolvimento de líderes, sobretudo se for complementado com o diagnóstico «Que líder sou eu?».

Ler mais

Autor(es)

Arménio Rego

ARMÉNIO REGO (armenio.rego@ua.pt) é doutorado e mestre em Organização e Gestão de Empresas. Ensina na Universidade de Aveiro. É autor e co-autor de 27 livros, em áreas como as organizações positivas, a liderança, a comunicação, a ética e responsabilidade social das organizações, e a gestão internacional de recursos humanos. Publicou várias dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais, incluindo Journal of Business Research, Journal of Organizational Change Management, Creativity and Innovation Management Journal, Journal of Happiness Studies, Journal of Humanistic Psychology e Service Industries Journal. Tem desenvolvido consultoria em comportamento organizacional e gestão de recursos humanos, e realizado dezenas de conferências, seminários, workshops e eventos de formação de executivos nas mesmas áreas. Foi agraciado com diversos prémios e menções honrosas, em Portugal e no estrangeiro.

Ler mais

Miguel Pina e Cunha

Miguel Pina e Cunha é professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e director académico do The Lisbon MBA. É doutorado em Gestão pela Universidade de Tilburg e agregado em Teoria das Organizações pela Universidade Nova de Lisboa. Entre os seus livros mais recentes contam-se Liderança positiva(Sílabo, 2009), Sim, chefe (Sílabo, 2009), Empresa, progresso e contestação: O primeiro século de estudos organizacionais (Sílabo, 2010) e Porque não gosto do meu chefe (Sílabo, 2010). Assina uma coluna mensal no Jornal de Negócios. Recebeu o Prémio RH 2007 na categoria investigação, em conjunto com Arménio Rego. Pode ser contactado pelo endereço de e-mail mpc@fe.unl.pt.

Ler mais