Partilhar

Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O romance que serviu de base à obra Que Fazer? de Lenine (que leu cinco vezes num Verão), escrito em 1863 pelo filósofo, jornalista e crítico literário russo Nikolai Tchernichevski.

Lenine diz mesmo ter sido esta obra decisiva para a sua conversão à causa revolucionária: - Ele mudou-me completamente, disse em 1904. Tkatchov, teórico da revolução, chamou-lhe a Bíblia do movimento. Kropotkin, «a bandeira da juventude russa». Um jovem revolucionário dos anos 60 (do século XIX) afirmou que só houve três grande homens na História: Jesus, São Paulo e Tchernichevski.

Lenine, cuja ascética forma de vida tem uma espantosa semelhança com a de Rachmetjev, leu o romance cinco vezes num Verão. Mais tarde afirmou que este livro tinha sido decisivo para a sua conversão à causa revolucionária. «Ele mudou-me completamente», contou a Valentinov em 1904. «Este é um livro que nos muda para toda a vida.»

«Foi um dos maiores erros da censura czarista ter permitido a publicação do romance de Tchernichevski, pois ele converteu mais homens para a causa da revolução do que todas as obras de Marx e Engels juntas (o próprio Marx aprendeu russo para poder ler o livro).»

Orlando Figes

Ler mais

Autor

Nikolai Tchernichévski

Ler mais