Partilhar

Quanto custa pagar Impostos em Portugal? Os custos de cumprimento da tributação do rendimento.

Fora de Coleção

Cidália Maria da Mota Lopes

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
19,92 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Quanto custa pagar impostos em Portugal? Eis um título que nos transporta para uma problemática bem pouco conhecida, para não dizer ignorada, quer pelo público em geral, quer pelos decisores de política fiscal. Pagar impostos, na verdade, em Portugal e por toda a parte, não custa só o dinheiro que os contribuintes desembolsam a favor do Fisco; custa bem mais do que isso."

"É a análise e quantificação dos custos associados a esses deveres - os chamados custos de cumprimento do sistema fiscal - que constitui o foco principal deste livro. Depois de submeter a uma análise crítica as diversas metodologias seguidas nos principais estudos realizados, a Autora lança-se então na tarefa, inteiramente inexplorada entre nós, de proceder à quantificação dos custos de cumprimento para os impostos de rendimento portugueses."

"O trabalho que agora é dado à estampa representa um primeiro passo para o conhecimento científico dos custos de cumprimento no sistema fiscal português. Abre a porta a linhas de investigação da fiscalidade até agora pouco ou nada exploradas em Portugal, oferecendo pois um contributo valioso para o progresso da ciência e da técnica fiscal nacional."

In: Prefácio de José Guilherme Xavier de Basto

Índice

Parte I
Os custos de cumprimento de um sistema fiscal: desenvolvimento teórico e revisão da literatura

Parte II
Os custos de cumprimento do imposto sobre o rendimento no sistema fiscal português: metodologia de investigação e análise de resultados

Parte III
Os custos de cumprimento no sistema fiscal português: Conclusões finais e perspectivas futuras

Ler mais

Autor

Cidália Maria da Mota Lopes

Licenciada em Economia, mestre em Economia Europeia e doutorada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É docente na Coimbra Business School – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, onde lecciona na área fiscal; É formadora da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, desde o ano 2000.

Ler mais