Partilhar

Quando o Cérebro do Seu Filho Vai à Escola: boas práticas para melhorar a aprendizagem

Joana Rato, Alexandre Castro Caldas

Indisponível



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,72 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os mais recentes desenvolvimentos no conhecimento do cérebro e o crescente interesse na sua aplicação para a área da educação levam à necessidade de clarificar e distinguir factos científicos de extrapolações precipitadas. O ritmo a que a ciência avança parece lento quando comparado com as expectativas associadas às questões do ensino e da melhoria dos processos de aprendizagem.
A curiosidade dá energia ao cérebro?
Quanto maior a acumulação de “dívidas de sono” menor a capacidade de consolidação de novas informações?
Questionar e socializar fortalece a cognição?
A propensão dos adolescentes para correrem riscos está relacionado com as zonas cerebrais que ainda não atingiram a sua maturação?
O exercício físico favorece a memória?
O treino musical modifica estruturalmente o cérebro?
Neste livro, seguimos o caminho percorrido pela ciência e destacamos o que atualmente se investiga, relançando o estudo do «cérebro que aprende», nas crianças e jovens em idade escolar, para um futuro que nos parece ser promissor.

Ler mais

Autor(es)

Joana Rato

Ler mais

Alexandre Castro Caldas

Atual coordenador do Conselho Nacional para as Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Diretor do Instituto de Ciências da Saúde entre 2014 a 2022. Foi até Fevereiro de 2004, Professor Catedrático de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e Diretor do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa. Foi, ainda, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia entre 1989-1992 e presidiu à International Neuropsychological Society entre 2001-2002. É autor de mais de 200 artigos e capítulos científicos e de alguns livros sobre as Ciências do Cérebro. De entre os prémios recebidos salienta-se o Grande Prémio Bial de Medicina e o Distinguished Career Award da International Neuropsychological Society.

Ler mais