O Funcionalismo Sistémico de N. Luhmann e os Seus Reflexos no Universo Jurídico

O Funcionalismo Sistémico de N. Luhmann e os Seus Reflexos no Universo Jurídico

Opúsculos

António Manuel de Almeida Costa

Disponível para envio imediato

-10%

€12.90
€11.61

Detalhe do Produto

Editora: Almedina
Coleção: Opúsculos
Tema: Teoria, Filosofia e História do Direito
Ano de Edição: 2018
ISBN: 9789724076089

Tipo de Capa: Brochada
Número de Páginas: 98

Sinopse

O texto pretende explicitar os traços fundamentais da teoria sistémica-funcional de Niklas Luhmann, assim como os problemas suscitados pelas suas projecções no universo jurídico. Começa por salientar o monismo empírico-causal subjacente à construção, que atribui à dimensão axiológica e cultural da vida humana uma natureza tão-só epifenoménica. Aspecto que se mantém, mesmo depois do trânsito para o paradigma dos sistemas autopoiéticos.
Embora importante do ângulo teorético-explicativo da análise sociológica, tal viragem não envolveu alterações significativas no tocante ao núcleo da doutrina, em particular ao nível da compreensão do direito. Do mesmo passo que associa a justiça à «adequada complexidade do sistema jurídico», o autor identifica os conteúdos normativos com as opções ideológico-políticas plasmadas na lei, que submete a uma aplicação lógico-subsuntiva, sustentada por uma dogmática categorial-classificatória. Semelhante regresso aos quadros do positivismo jurídico e o total alheamento de Luhmann em relação à fundamentação material das soluções (= legitimidade da pura legalidade) fazem com que a grande questão continue, pois, a residir na determinação do espaço que a teoria sistémica-funcional deixa à Pessoa.

Ler Mais

Sugestões Relacionadas

Mais vendidos em Teoria, Filosofia e História do Direito

Salvo indicação em contrário, os descontos e campanhas apresentados são válidos para o dia 17-10-2018.

Sede Almedina

Rua Fernandes Tomás, n. º 76-80
3000-164 Coimbra

239 436 266

Livraria Almedina Grupo Almedina Almedina Livrarias Almedina

Newsletter


Ao aceitar está a concordar com a utilização dos seus dados pessoais para receber, por email, comunicações como newsletters, notícias, campanhas especiais e divulgação de produtos e serviços organizados ou comercializados pelo Grupo Almedina, nos termos da nossa Política de Privacidade que declara ter consultado previamente.