Uma História da Violência. Do final da Idade Média aos nossos dias

Uma História da Violência. Do final da Idade Média aos nossos dias

Extra Coleção

Robert Muchembled

Disponível para envio imediato

-10%

€24.90
€22.41

Detalhe do Produto

Editora: Edições 70
Coleção: Extra Coleção
Tema: História
Ano de Edição: 2014
ISBN: 9789724417448

Tipo de Capa: Brochada
Número de Páginas: 440

Sinopse

A violência, que nos nossos dias nos é mostrada incessantemente através dos meios de comunicação social, é um tema que interessa a políticos, mas também a antropólogos e sociólogos e, por isso, objecto de uma história. Numa tese em contracorrente, o autor mostra-nos que, ao contrário da opinião dominante, a violência tem vindo a baixar constantemente desde o século XIII, tendência que parece conferir alguma sustentação à teoria de uma «civilização dos costumes» que, progressivamente, teria vindo a sublimar a violência.
Uma História da Violência tenta explicar e documentar esta regressão da violência, bem como os mecanismos que a sociedade usou para a conter, seja no plano jurídico ou social: por exemplo, controlo mais apertado dos jovens celibatários ou o reforço de uma educação de cariz mais coercivo.
Gradualmente, a violência foi diminuindo no espaço público, tendo parte dela passado para a esfera doméstica. Por outro lado, as pulsões mais violentas foram sublimadas por novos géneros literários, como o policial, criado no século XIX, ou, mais recentemente, pelo cinema e pelos jogos on-line.
Todavia, as primeiras décadas do século XXI parecem assistir a um recrudescimento da violência, em especial por parte dos jovens. Será que o homem se tornou novamente no lobo do homem?


Ler Mais

Sugestões Relacionadas

Mais vendidos em História

Salvo indicação em contrário, os descontos e campanhas apresentados são válidos para o dia 22-01-2019.

Sede Almedina

Rua Fernandes Tomás, n. º 76-80
3000-164 Coimbra

239 436 266

Livraria Almedina Grupo Almedina Almedina Livrarias Almedina

Newsletter


Ao aceitar está a concordar com a utilização dos seus dados pessoais para receber, por email, comunicações como newsletters, notícias, campanhas especiais e divulgação de produtos e serviços organizados ou comercializados pelo Grupo Almedina, nos termos da nossa Política de Privacidade que declara ter consultado previamente.