Um Império de Papel. Imagens do Colonialismo Português na Imprensa Periódica Ilustrada (1875-1940)

Um Império de Papel. Imagens do Colonialismo Português na Imprensa Periódica Ilustrada (1875-1940)

Extra Coleção

Leonor Pires Martins

Disponível para envio imediato

-20%

€30.90
€24.72

Detalhe do Produto

Editora: Edições 70
Coleção: Extra Coleção
Tema: Antropologia
Ano de Edição: 2014
ISBN: 9789724418360

Tipo de Capa: Cartonada
Número de Páginas: 216
Edição: 2.ª Edição

Sinopse

Este livro, sendo profusamente ilustrado, tem um risco. Ao disponibilizar num único volume uma grande quantidade de imagens sobre o império português, pode produzir um efeito semelhante àquele que exerceram as exposições coloniais no país através de um discurso visual que juntava aquilo que estava separado: dar realidade a uma ficção. Ou, neste caso, a produzir novas ficções – e, em particular, a de que a abundância de iconografia aqui reproduzida representa um interesse geral de documentação visual do império na sociedade portuguesa da época.
É verdade que no período de que aqui se trata foi criada, na imprensa, uma iconografia sobre o império suficiente para se produzir um livro. No entanto, vale a pena registar que o império – e toda a informação que circulava sobre ele – não inspirou cinema ou literatura relevantes. Do mesmo modo, se quiséssemos organizar uma exposição de arte com motivos coloniais também não encontraríamos materiais nobres suficientemente relevantes para se produzir esse evento. De resto, os próprios propagandistas e ideólogos do império comentavam com críticas e queixumes o evidente desinteresse dos artistas e escritores pelas questões do império. Poder-se-á dizer que o império de papel aqui referido foi-o sobretudo de papel de jornal e revista. Não chegou a ser sequer um império, de capa dura ou emoldurado – e muito menos de película.

Ler Mais

Sugestões Relacionadas

Salvo indicação em contrário, os descontos e campanhas apresentados são válidos para o dia 23-07-2019.

Sede Almedina

Rua Fernandes Tomás, n. º 76-80
3000-164 Coimbra

239 436 266

Livraria Almedina Grupo Almedina Almedina Livrarias Almedina

Newsletter


Ao aceitar está a concordar com a utilização dos seus dados pessoais para receber, por email, comunicações como newsletters, notícias, campanhas especiais e divulgação de produtos e serviços organizados ou comercializados pelo Grupo Almedina, nos termos da nossa Política de Privacidade que declara ter consultado previamente.