Estado de Direito - O Paradigma Zero: Entre Lipoaspiração e Dispensabilidade

Estado de Direito - O Paradigma Zero: Entre Lipoaspiração e Dispensabilidade

Estudos de Direito Africano

E. Kafft Kosta

Disponível para envio imediato

-10%

€40.39
€36.35

Detalhe do Produto

Editora: Almedina
Coleção: Estudos de Direito Africano
Tema: Direito Constitucional
Ano de Edição: 2007
ISBN: 9789724031965

Tipo de Capa: Brochada
Número de Páginas: 1096

Sinopse

A presente obra ficará por certo inscrita nos anais da doutrina juspublicística de língua portuguesa. [...] Escolhendo como tópico fulcral o princípio do Estado de Direito tal como desenvolvido por sectores da doutrina contemporânea da Europa Ocidental, o Autor sustenta a inexistência de condições para a sua transposição sincera e eficiente para o solo de um Estado como é hoje a Guiné-Bissau. Para que se reúna um mínimo de possibilidades de os levar à prática de modo consistente, o programa constitucional e as representações ideais deverão ser circunscritos a patamares menos ambiciosos do que os habitualmente proclamados. [...]
Como seria inevitável, nem sempre beneficiarão da concordância de cada leitor todas as passagens de uma obra na qual o enquadramento da teoria jurídica incide sobre acontecimentos da História contemporânea passíveis de visões conflituantes. Mas, sem prejuízo de pontuais discordâncias, impõe-se-nos a conclusão de nos encontrarmos perante uma obra cuja importância o futuro assinalará. Ela representa um contributo inegável para a visão jurídica sincrética capaz de integrar os Direitos nacionais africanos no fenómeno da globalização dos valores jurídicos essenciais sem prejudicar a presença de factores sócio-culturais específicos capazes de lhes manter a autenticidade e a efectividade. Reflecte, por outro lado, - em termos existencialmente muito vincados - a busca tenaz de uma solução para a crise de identidade e de projecto das gerações que, em África, se seguiram àquelas que conduziram as lutas de libertação nacional e a procura de bases para um reencontro destes povos consigo próprios em ambiente de paz e de progresso.
Prefácio do Prof. Doutor José Manuel Sérvulo Correia

Índice

Parte I
Na Trilha Genética do Estado de Direito

Parte II
Ponto da Situação do Debate em Torno do Estado de Direito e Respectiva Configuração Normativo-Jurisprudencial

Parte III
Na Pista da Repleção do Conceito de Estado de Direito

Parte IV
O Estado Concreto em Face do Estado de Direito

Parte V
Conclusões

Recensões:
• RTP - «As Escolha de Marcelo Rebelo de sousa»

Ler Mais

Sugestões Relacionadas

Mais vendidos em Direito Constitucional

Salvo indicação em contrário, os descontos e campanhas apresentados são válidos para o dia 22-01-2019.

Sede Almedina

Rua Fernandes Tomás, n. º 76-80
3000-164 Coimbra

239 436 266

Livraria Almedina Grupo Almedina Almedina Livrarias Almedina

Newsletter


Ao aceitar está a concordar com a utilização dos seus dados pessoais para receber, por email, comunicações como newsletters, notícias, campanhas especiais e divulgação de produtos e serviços organizados ou comercializados pelo Grupo Almedina, nos termos da nossa Política de Privacidade que declara ter consultado previamente.