Partilhar

Presunções Judiciais na Responsabilidade Civil Extracontratual

João Marques Martins

5 dias


Desconto: 20%
13,48 € 16,85 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro constitui uma súmula da dissertação submetida pelo autor à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor, a qual foi igualmente publicada pela Princípia (2017).
Sem prejuízo da sua génese, a presente obra é autónoma e completa: encerra uma investigação sobre a metodologia da prova através de presunções judiciais, que toma como pano de fundo substantivo os casos da responsabilidade civil extracontratual.

A Parte I isola e tipifica os factos adstritos a cada pressuposto da responsabilidade civil extracontratual. A Parte II contém uma abordagem conceptual, metodológica e epistemológica da figura da presunção judicial, sendo descritos os tipos inferências que estas podem consubstanciar, bem como articulado o seu modo de funcionamento. Em epílogo, procura-se operar a fusão conclusiva das duas partes precedentes, com o fito de, inter alia, responder às seguintes perguntas: (i) Que tipo de inferência se adequa melhor a cada tipo de facto? (ii) Como se constrói um raciocínio presuntivo no contexto problemático próprio da responsabilidade civil? (iii) Como se explica e justifica esse raciocínio? (iv) Como se mede e de que serve o seu resultado?

Ler mais

Autor

João Marques Martins

Ler mais