Partilhar

Posse e Usucapião

Legislação Anotada

Vários

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
14,54 € 16,15 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Prefácio

Trata o presente trabalho de breves reflexões e anotações à matéria referente à posse (em termos de direito real) e consequente aquisição do respectivo direito pelo decurso de determinado prazo e dentro de determinadas condições - a usucapião -, matéria regulada nos artigos 1251.° a 1301.° do Código Civil.
Sem dúvida, esta é uma matéria de incalculável interesse para os juristas (stricto sensu), advogados e magistrados, dada a sua aplicação prática no dia a dia, face, nomeadamente, à "insegurança que ainda hoje existe quanto à titularidade de grande parte dos bens imóveis (sobretudo, nas áreas rurais), e ao conflito, sempre latente, quanto aos móveis, que podem "transferir-se" com "leviana" facilidade de umas mãos para outras.
Aproveitamos a nossa experiência de docência na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde preleccionamos aulas de Direitos Reais, e fomos buscar "velhos" apontamentos, que, contudo, estão sempre actuais, transcrevendo-os em anotações ao texto de cada artigo. Complementamos ainda esta obra com a legislação mais relacionada com a matéria em causa e a transcrição dos acórdãos mais recentes da melhor jurisprudência portuguesa.
O nosso objectivo foi, sobretudo, servir todo e qualquer jurista na procura de "pistas" para a resolução mais rápida das questões que lhe surja nesta área.
Funchal, Abril de 2007
O AUTOR

Índice

Título I – A Posse

I. Disposições Gerais
II. Caracteres da Posse
III. Aquisição e Perda da Posse
IV. Efeitos da Posse
V. Defesa da Posse
VI. Usucapião

Ler mais

Autor

Vários

Ler mais