Partilhar

Percurso de um Reitor da Universidade de Coimbra (1998-2002)

Fora de Coleção

Vários

Indisponível



Desconto: 20%
12,12 € 15,15 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Prefácio


A ideia de recolher em livro a maior parte dos textos escritos, tanto na qualidade de candidato a Reitor, como já na qualidade de Reitor, durante um mandato completo (24 de Junho de 1998 a 24 de Junho de 2002) e durante o pequeno período de quatro meses e vinte dias que teve o segundo mandato, corresponde à necessidade de dar a conhecer o trabalho realizado.
À semelhança do que tez o meu antecessor, Professor Doutor Rui de Alarcão, também me pareceu importante publicar os textos que li nas tomadas de posse e nas aberturas solenes. São documentos já dados a conhecer em opúsculos editados pelo Serviço de Documentação e Publicações da nossa Universidade, mas que ganham outra dimensão quando juntos, pelo que permitem de comparação e, portanto, de juízo sobre o que se fez e o que se não pôde fazer. O leitor atento verificará, por exemplo, que apesar de várias vezes prometido, o Centro Cultural do Pólo II não chegou a ser inaugurado; a explicação para este facto deduz-se facilmente quando se lêem os textos que referem dificuldades financeiras. Só juntando a totalidade daqueles textos se podem fazer estas deduções.
Mas este livro pretende ir mais longe. O capítulo inicial salienta os períodos de campanha eleitoral. Em 1998, com quatro candidatos a Reitor, foi necessário escrever mais, foi preciso "lutar" até ao último dia... Em 2002, como candidato único, com obra feita e visível, não pareceu importante escrever tanto. Mas pareceu fundamental deixar neste trabalho todos os textos elaborados nas duas campanhas.
A vida diária de uma Universidade como a de Coimbra passa pela realização de numerosas actividades científicas e culturais. Quase ninguém acreditará que o Reitor esteve presente em cerca de 800 aberturas ou encerramentos de congressos e encontros científicos, culturais e desportivos. Mas esteve. Quase sempre deixava falar o coração, sem qualquer apoio de texto escrito. Uma vez por outra, preparei-me com pequenos textos que li - também me pareceu fundamental dar a conhecer alguns desses discursos que se revestiram quase sempre de grande importância.
Do mesmo modo, muitos dos textos escritos, por iniciativa própria ou por solicitação de professores, estudantes, antigos estudantes, funcionários ou jornalistas, para publicação em livros, brochuras ou revistas, são trazidos para este livro como documentos.
Finalmente, como epílogo, ficam para a história duas cartas. Um estranhíssimo problema com estudantes veio marcar o fim do segundo mandato, pouco depois de ter começado e quando já estava a dar bons frutos, em especial no respeitante a relações internacionais - em quatro meses já tinha assinado cinco protocolos com Universidades de cinco países diferentes (Brasil, Canadá, Japão, Roménia e Uruguai) e preparavam-se mais alguns, um dos quais com a célebre Universidade de Berkeley (EUA). Dir-se-á que as dificuldades financeiras, agravando-se de ano para ano, pareciam ir agora atingir proporções assustadoras. A experiência de situações talvez bem mais dramáticas no passado, levar-me-ia a dialogar mais intensamente com o Governo, mas nunca a entrar no desespero. Uma contestação ao Reitor, levada ao extremo da ameaça de pedido de demissão, esteve na base da minha resignação ao cargo.

Fernando Rebelo

Índice


Capítulo I - Textos de Campanha Eleitoral
Capítulo II - Discursos de Tomada de Posse
Capítulo III - Discursos em Aberturas Solenes
Capítulo IV - Alguns Discursos Escritos
Capítulo V - Colaboração na Revista Trimestral da Reitoria Informação Universitária
Capítulo VI - Escritos Diversos
Epílogo

Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais