Partilhar

Pensamento Lean - a Filosofia das Organizações Vencedoras

João Paulo Pinto

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 10%
24,53 € 27,25 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Lean thinking (pensamento magro) é um novo paradigma de liderança e de gestão que está a revolucionar o mundo empresarial. Uma organização lean caracteriza-se pelo seu esforço em continuamente identificar e eliminar todas as fontes de desperdício (muda) enquanto cria valor para todos seus stakeholders. Nestas organizações, o trabalho em equipa é um requisito e as suas pessoas contribuem voluntariamente com as suas ideias e sugestões no sentido da melhoria contínua. O pensamento lean é aplicável a todos os tipos de organização, pública ou privada, com ou sem finslucrativos.

Esta obra começa pela caracterização do pensamento lean (princípios e conceitos), passando pela implementação da melhoria contínua nas organizações, seguindo-se a abordagem aos métodos e ferramentas lean. O sistema just-in-time e suas componentes são abordados com detalhe. Segue-se a aplicação lean à gestão da cadeia de fornecimento e à liderança de pessoas. O desdobramento e o alinhamento estratégico são abordados através da aplicação de uma poderosa metodologia (hoshin kanri). A terminar, são apresentados vários estudos de caso, com as lições aprendidas, e o roadmap para a implementação lean thinking nas organizações.

Ler mais

Autor

João Paulo Pinto

Engenheiro, doutorado em controlo de operações e mestre em sistemas avançados de fabrico e novas tecnologias em Universidades Inglesas. É professor universitário, consultor industrial e o dinamizador da Comunidade Lean Thinking (uma associação sem fins lucrativos destinada à investigação e desenvolvimento da filosofia lean thinking).

Ler mais