Partilhar

Paralelo - N.º 5 - Outono|Inverno 2010

Directora: Maria de Lurdes Rodrigues

Em Stock


Desconto: 20%
4,00 € 5,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Caro Leitor
Neste número especial NATO é analisado o futuro da organização por vários articulistas como António de Almeida Santos, Carlos Gaspar, Helena Carreiras e José Medeiros Ferreira e discutido em entrevista com o embaixador americano na NATO, Ivo H. Daalder, que defende urna maior cooperação entre a Aliança Atlântica e a União Europeia. Entrevistado, também, o novo embaixador americano em Lisboa, Allan J. Katz.
A sondagem anual Transatlantic Trends, apoiada em Portugal pela FLAD, revelou este ano o que a opinião pública americana e a europeia pensam, entre outros assuntos, sobre a intervenção militar no Afeganistão (mais apoiada por americanos do que por europeus), a aprovação do Presidente Obama (mais bem-visto deste lado do Atlântico), as consequências da crise económica (78 por cento dos portugueses sentem-se directamente afectados) e a cada vez menos desejada adesão da Turquia à UE. A nova presidente do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana, Maria de Lurdes Rodrigues, comenta estes resultados no Editorial, "O sonho europeu".
Desde a conversa com o neto do Presidente Roosevelt, na ilha Terceira, até ao novo Museu do Côa, esta nova edição da Paralelo divulga programas, bolsas e acontecimentos de incentivo ao desenvolvimento e com relevo nas relações transatlânticas.

SARA PINA

Índice

05| Editorial de Maria de lurdes Rodrigues
O Sonho Europeu

[Política]

21-23| Eleições Americanas
A Hora do chá por Vítor Gonçalves
Obama: perder as eleições, ganhar a História
por Kathleen Gomes

24-25| Transatlantic Trends 2010
Inquérito à opinião pública europeia e americana
por Carla Baptista

"77 por cento de americanos acreditam que o poder militar é mais importante que o poder e económica"

30-45| Especial Nato

30| Movas alianças para combater novas ameaças
Entrevista a Ivo H. Daalder, embaixador americano na NATO
por sara Pina e Simão Martins

34| As parceiras internacionais da Aliança Atlântica
por Carlos Gaspar

38| Do Tratado aos conceitos
por José Medeiros Ferreira

40| Presidentes americanos em Portugal
por Carla Baptista

44| A NATO e a dimensão de gémeos nos conflitos armados
por Helena Carreiras

46| A NATO, que futuro?
por António de Almeida Santos

[Política]

48-51|"Somos uma espécie de primos"
Entrevista a Allan J. Katz
por Sara Pina e Simão Martins

Ler mais

Autor

Maria de Lurdes Rodrigues

Professora universitária e política portuguesa. É Professora Associada do ISCTE-IUL, onde leciona desde 1986. Aí concluiu o doutoramento em Sociologia e prestou provas de agregação. Foi representante nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey no Eurostat (1996-2002), presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia (1997-2002), representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação da OCDE (1999-2002) e Ministra da Educação (2005-2009). Exerceu ainda atividades de consultoria e gestão de recursos humanos e formação profissional em diversas instituições. É autora de dezenas de artigos publicados em revistas científicas e obras coletivas e dos seguintes títulos monográficos: Sociologia das Profissões (1997), Os Engenheiros em Portugal (1999) e A Escola Pública pode fazer a Diferença (2010 - Almedina).

Ler mais