Partilhar

Os Bastidores do Poder - Manual de Combate à Manipulação Política

Fora de Coleção

Vasco Ribeiro

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
17,01 € 18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No início do século XX, Walter Lippmann demonstrou que as democracias eram o sistema político mais conveniente ao Poder porque os políticos conseguiam conduzir, de forma aparentemente livre, uma opinião pública conformada, apática e obediente. Para isso, os políticos só teriam de conseguir controlar o principal mecanismo de construção da opinião pública - os media. Para os ajudar nesta missão, os governos começaram a contratar exércitos de propagandistas, relações públicas, assessores de imprensa, consultores de comunicação e imagem, «marketeiros» e, mais ultimamente, «spin doctors».
Por isso, é de crucial importância conhecermos a real influência destes técnicos nas notícias, assim como percebermos as suas origens, o seu nível de sofisticação e as mutações sofridas ao longo dos tempos. No caso português, é indispensável ainda tentarmos perceber quem são, onde são recrutados e que técnicas empregam para atingirem o sucesso na conquista e manutenção do poder. Aliás, a influência dos «spin doctors» nos media é um fenómeno retratado em filmes e séries de grande êxito mundial, circunstância que justifica um conhecimento mais aprofundado, não só dos mecanismos de ação da comunicação política, mas também dos efeitos positivos e negativos sobre a informação pública.
Uma comunicação social forte é indispensável ao regime democrático, pelo que este livro pode constituir um contributo para a compreensão dos mecanismos de produção do noticiário político em Portugal e, neste sentido, para uma maior perspicácia da opinião pública na interpretação das notícias.

Ler mais

Autor

Vasco Ribeiro

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, mestre em Jornalismo Político pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo. É docente e investigador na FLUP desde 2002, onde leciona cadeiras de ‘Assessoria de Imprensa’, ‘Comunicação Política’, ‘Comunicação Empresarial’, ‘Relações Públicas’, e ‘Introdução à Comunicação Intercultural’; além de ‘Conteúdos para os Media’ na Porto Business School. Iniciou carreira profissional como assessor de imprensa da Associação Nacional dos Jovens Empresários, em 1996, onde foi, inclusive, um dos responsáveis pela promoção mediática do Portugal Fashion. Foi depois diretor/coordenador de comunicação da Normetro - Construção do Metro do Porto (1998) e da Reitoria da Universidade do Porto (2002-2009). Dirigiu o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto e foi assessor de imprensa do então presidente da câmara, Eng. Nuno Cardoso, com apenas 25 anos. Foi assessor de imprensa e posteriormente coordenador do Gabinete de Imprensa da Bancada Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República, durante o XVIII Governo Constitucional (2009-2011), e foi assessor de imprensa do eurodeputado Francisco Assis. Foi assessor de imprensa de duas campanhas eleitorais à Câmara Municipal do Porto, e participou na anterior campanha nacional de 2009 e na das eleições europeias de 2014. Como consultor desenvolveu planos estratégicos de comunicação (com particular destaque para os processo de comunicação de crise) de dezenas de empresas e instituições nacionais.

Ler mais