Partilhar

O Tempo das Reformas (1250-1550), I. A Crise da Cristandade

Lugar da História

Pierre Chaunu

Indisponível


+10% em Cartão Almedina
Desconto: 10%
15,26 € 16,96 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Tempo das Reformas é muito mais do que uma nova história da Igreja no tempo da pré-Reforma e da Reforma: é uma história de pesquisas sobre o pensamento, a sensibilidade, a vida dos intelectuais (meio universitário, humanista e do livro) e dos humildes no tempo das reformas, amplamente considerado de 1250 a 1550, mas é sobretudo uma meditação sobre as origens do sistema de civilização herdeiro da Antiguidade greco-latina.

Pierre Chaunu demonstra aqui como a Reforma, longe de ser somente um fenómeno do séc. XVI, tem origens bem mais antigas: o séc. XIII, a idade das catedrais e dos triunfos do Gótico é já, para a Igreja sobrepovoada, a época da dúvida e da renovação.

Neste primeiro volume retratam-se as correntes intelectuais da Idade Média, penetra-se na vida dos humildes e faz-se uma introdução às heresias e às crises religiosas dos séculos XIV e XV.

Ler mais

Autor

Pierre Chaunu

PIERRE CHAUNU nasceu em 1923. É um historiador francês, especialista em história da América espanhola e em história social e religiosa da França nos sécs. XVI-XVIII. É igualmente o fundador do primeiro Centro de pesquisas de história quantitativa em França (em Caen). Tem inúmera obra publicada.

Ler mais