Partilhar

O Provedor - Selecção de Crónicas, Textos, e até algumas Retractações do Provedor do leitor do New York Times

Extra Coleção

Daniel Okrent

Disponibilidade Imediata

Desconto: 45%
10,00 € 18,17 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Embora os primeiros “ombudsmen” – termo que designa os representantes dos leitores nos jornais dos Estados Unidos – do jornalismo americano tivessem aparecido nos anos 60 do século XX, o New York Times, no entanto, recusou firmemente durante mais de três décadas contratar também um, invocando a suposta obrigação dos seus próprios editores de representar os leitores.

No entanto, em 2003, após uma longa série de delitos jornalísticos cometidos pelo jornalista Jayson Blair no The New York Times, o director, Howell Raines, foi afastado. No próprio dia em que entrou em funções – 3 de Julho de 2003 – o novo director executivo, Bill Keller, anunciou a criação do lugar de provedor do leitor.

Assim, em Setembro desse ano Daniel Okrent é convidado para o cargo, que aceitou.

Este livro é uma antologia dos artigos que Okrent publicou no The New York Times durante o tempo que exerceu essas funções (de Outubro de 2003 a Maio de 2005), escritos nascidos de investigações ou objecções que recebeu dos leitores ou de pessoas que tinham sido referidas pelo jornal.

Trata-se assim de uma obra de reflexão sobre a ética e o papel do jornalismo na sociedade.

Ler mais

Autor

Daniel Okrent

DANIEL OKRENT nasceu em 2 de Abril de 1948. É um escritor e editor americano, mais conhecido por ter sido o Provedor do New York Times, e por ter inventado, em 1979 a Rotisserie League Baseball, uma forma de Baseball virtual. Daniel Okrent graduou-se pela Universidade do Michigan. Trabalhou como editor em editoras como a Alfred A. Knopf, ou a Harcourt, Brace, Jovanovich, e em periódicos como a Esquire Magazine, a New England Monthly, a Life Magazine, ou a Time. O seu livro Great Fortune: The Epic of Rockefeller center (Viking, 2003) foi finalista do Prémio Pulitzer de História Em Outubro de 2003, Okrent foi nomeado provedor do leitor do The New York Times, função que ocupou até Maio de 2005.

Ler mais