Partilhar

O Livro das Despedidas

Velibor Čolić

Em Stock



Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Inspirando-se no seu próprio exílio, Velibor Čolić transpõe em O Livro das Despedidas a vida de um refugiado político descrevendo na primeira pessoa a condição de desenraizado dos imigrantes e a peregrinação desesperada daqueles que nunca encontrarão verdadeiramente a sua casa.

Fugido da Guerra na Jugoslávia, Velibor Čolić desembarca em França e inicia uma segunda luta: a de tentar recuperar a sua identidade através da aprendizagem de uma nova língua reconstruindo-se a partir dela.

Escrito originalmente em francês e publicado pela prestigiada editora Gallimard, O Livro das Despedidas surpreende pela liberdade narrativa jazzística que a cada fragmento oferece uma improvisação sobre um momento significativo do seu percurso de refugiado em vias de se tornar escritor.

Enquadrado pela gíria dos bairros que percorre e por reflexões marcadas pelo consumo por vezes excessivo de álcool, O Livro das Despedidas oferece aos leitores uma verdadeira homenagem à literatura na sua mais cristalina essência. E por detrás do sarcasmo e dos infortúnios do acaso, é possível encontrar um homem cheio de esperança, pronto para partilhar a sua história.


Ler mais

Autor

Velibor Čolić

Velibor Colic nasceu em 1964 na pequena cidade de Modrica, na Bósnia. Depois de estudar literatura jugoslava em Sarajevo e Zagreb, trabalhou em rádios regionais como jornalista especializado em música. Viu a sua casa e todos os seus escritos serem queimados durante a Guerra dos Balcãs. Membro do exército bósnio, desertou em maio de 1992 e foi feito prisioneiro. Tendo conseguido fugir refugiou-se em França, onde reside atualmente. Em 1994, a editora francesa Le Serpent à Plumes publicou o seu primeiro livro, Les Bosniaques, ao qual se seguiram, entre outros, La Vie phantas - magoriquement brève et étrange d’Amedeo Modigliani (1995), La Chronique des oubliés (1996), Mother funker (2001), Perdido (2005), Archanges (2008), ano em que começa a escrever diretamente em francês, Jésus et Tito (2010, Prémio Literário Jovens Europeus 2011).

Seguem-se Sarajevo Omnibus (2012), Ederlezi: Comédie pessimiste (2014), Manuel d’exil: Comment réussir son exil en trente-cinq leçons (2016) e Le livre des départs em 2020, todos eles publicados pela editora Gallimard.

Guerre et pluie (2024) é o seu mais recente livro.

Ler mais