Partilhar

O Desenvolvimento Profissional dos Professores no Âmbito da Reorganização Curricular

Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)

Isabel Margarida de Oliveira Guimarães Maia

Em Stock


Desconto: 65%
5,22 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro surge na sequência da Reorganização Curricular (Decreto-Lei nº6/2001) e nele tenta fazer-se uma avaliação do seu impacto no desenvolvimento profissional dos professores. Resulta, ainda, da necessidade de se reflectir sobre a importância da formação contínua, quer aquela que é procurada pelos professores, quer aquela que é oferecida pelos centros de formação.
No livro, fruto da tese de Mestrado em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, analisam-se, por um lado, as potencialidades que a Reorganização Curricular poderá ter tido no desafio ao desenvolvimento dos professores e, por outro, os constrangimentos que se poderão ter colocado a uma verdadeira reorganização curricular e a um efectivo desenvolvimento profissional dos professores.

Resumo

Este trabalho de investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular, organizado pela Universidade do Minho.
A dissertação intitulada Potencialidade s e constrangimentos da reorganização curricular para o desenvolvimento profissional dos professores apresenta uma investigação de tipo estudo de caso efectuada numa escola básica 2/3, que pretende explorar os contributos e os potenciais constrangimentos que a generalização da gestão flexível do currículo através do Decreto-Lei n.° 6/2001, poderá apresentar para um conjunto de professores do 2.° ciclo.
O Capítulo l apresenta uma revisão de literatura, onde se exploram vários conceitos relevantes como a distinção entre profissionalização, profissionalidade e profissionalismo, a formação de professores, aprendizagem adulta, desenvolvimento e mudança, desenvolvimento profissional dos professores, entre outros.
O Capítulo 2 apresenta as fundamentações teóricas que subjazem à escolha de metodologias de investigação e instrumentação bem como a descrição dos procedimentos de investigação.
O Capítulo 3, por seu lado, apresenta as teorias-práticas de um grupo de professores sobre reorganização curricular, quer como um todo, quer nas suas diversas componentes, como o Projecto Curricular de Turma, por exemplo, e quais as consequências daí resultantes para o seu próprio desenvolvimento profissional.
O Capítulo 4 apresenta as conclusões da investigação e levanta questões que ainda necessitam de resposta.
Apresentam-se, por fim, a secção dedicada aos anexos e as referências relativas aos vários capítulos.

Ler mais

Autor

Isabel Margarida de Oliveira Guimarães Maia

Ler mais