Não consegue visualizar corretamente o email? Clique aqui
|
 |
Newsletter 70
17 de Janeiro de 2013 |
|
 |
|
Novidade |
|
|
 |
A Perseguição aos Judeus e Muçulmanos de Portugal - D. Manuel I e o Fim da Tolerância Religiosa (1496-1497)
François Soyer |
Em 1496-7, D. Manuel I forçou os judeus a converter-se ao cristianismo e expulsou todos os súbditos muçulmanos. Portugal foi o primeiro reino da Península Ibérica a acabar definitivamente com a coexistência judaico-cristã-muçulmana, criando assim um reino exclusivamente cristão. Tendo por base narrativas e fontes documentais em português, espanhol e hebraico, François Soyer colige as circunstâncias que culminaram nos acontecimentos de 1496-7 e apresenta uma reconstrução detalhada da perseguição aos judeus. São contestadas visões amplamente aceites sobre o impacto da chegada a Portugal dos judeus expulsos de Castela em 1492, a disputa diplomática que levou à conversão forçada dos judeus portugueses em 1497 e as causas da expulsão da minoria muçulmana. Este livro trata, pois, o momento crucial da história portuguesa em que a tolerância religiosa deixou de ser parte integrante da política régia. Por esta razão, a circunstância marca uma viragem da política oficial que circunscreve para sempre a nossa cultura à cristandade. É então através da combinação da escolha indefectível desta orientação religiosa com uma intolerância até então estranha à nossa cultura que nasce no nosso imaginário uma perplexidade e um interesse por esta decisão histórica.
|
|
Ano: 2013
ISBN: 9789724417097 | PVP: €22.00 |
|
|
|
Reimpressões |
|
|
|
|
 |
Copyright © 2013 | Edições 70
Todos os direitos reservados |
|
Acreditamos que esta newsletter é do seu interesse.
Se não a deseja receber, se a recebe em duplicado, ou se não pretende voltar a receber, preencha este formulário.
Aos interessados, desde que devidamente identificados, é reconhecido o direito de acesso à informação sobre eles registada, podendo solicitar a sua correção, e/ou eliminação do seu nome e morada, em ficheiros de endereços para ações de marketing direto.
Poderão fazê-lo através de carta: Edições Almedina, Rua Fernandes Tomás 76-80, 3000-167 COIMBRA, PORTUGAL; ou telefone: 239 851 903. |
|