Partilhar

Mulheres Refugiadas em Portugal - De Casa para um lugar Qualquer

Francisca Gorjão Henriques

Em Stock



Desconto: 10%
4,51 € 5,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A chamada "crise dos refugiados" de 2015 transformou a realidade do acolhimento em Portugal. Mas, se o processo de inclusão social é um desafio para todos, o grupo bastante heterogéneo das mulheres migrantes enfrenta barreiras ainda mais difíceis de ultrapassar.

Sandra, Maryam e Olena chegaram, sob um estatuto de protecção internacional, provindas do Zimbabwe, da Ucrânia e do Afeganistão, onde corriam perigo de vida. Por mais de um ano, abriram a porta de casa para este retrato. Apresentaram família e amigos, narraram circunstâncias e episódios, confessaram angústias e comemoraram vitórias. O que o leitor tem entre mãos é o relato das suas vidas reiniciadas, quase do zero, com uma força que lhes permite continuar a ser quem são, mesmo depois de terem atravessado o inimaginável.


Ler mais

Autor

Francisca Gorjão Henriques

foi jornalista do Público durante 20 anos, dedicando-se sobretudo a temas da política internacional. Deixou o jornal para fundar a Associação Pão a Pão, uma ONGD para a inclusão de pessoas refugiadas, que tem desenvolvido projectos na área da empregabilidade de migrantes. É autora do livro “Mulheres em Portugal, Que a Revolução Seja Maior”, publicado pela FFMS.


Ler mais