ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

Monitorização da Performance Organizacional

Gestão

Jorge Caldeira

Indisponível


Desconto: 20%
10,49 € 13,12 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Prefácio
A envolvente política, económica e social em que a maior parte das instituições actua nos dias de hoje é caracterizada por fortes vectores de transformação, sejam elas públicas ou privadas. Hoje, a globalização assume-se definitivamente como o maior deles, alavancando de forma exponencial as relações entre as organizações. Se, por um lado, esta globalização oferece às organizações novas oportunidades de negócio, por outro lado, apresenta-lhes um vasto conjunto de novos desafios. Está assim criada a urgência destas organizações se manterem fortemente competitivas, necessitando para isso de inovar de forma sustentada e contínua e apresentar padrões cada vez mais elevados de qualidade nos produtos disponibilidades e serviços prestados aos seus clientes, procurando em simultâneo obter níveis de eficiência crescentes.
Actualmente, para a grande maioria dos Gestores não restam dúvidas de que estes desafios impõem às suas organizações a necessidade de acreditar e utilizar cada vez mais a informação como factor decisivo para o sucesso organizacional. De resto, é evidente a utilização de novos instrumentos de gestão por parte destes Gestores, com o objectivo claro de apoiarem eficazmente a sua administração nos processos de crescimento em ambientes competitivos. Por seu lado, as organizações estão a tomar consciência da importância cada vez maior da necessidade de adopção de ferramentas informáticas que lhes permitam lidar diariamente com a informação necessária à Gestão com qualidade e eficácia. Deste modo, é possível relacionar os resultados operacionais com os objectivos estratégicos, isto é, por em prática a monitorização da estratégia da organização, permitindo, desta forma, uma prestação de contas aos stakeholders da organização mais rápida e transparente.
Neste contexto, é inegável a actualidade e o interesse da presente obra, sendo notória a preocupação do seu autor em aprofundar a temática central da obra, a monitorização da performance organizacional, sem contudo descurar as temáticas que a envolvem. Desta abordagem, fruto da vasta experiência prática do autor nos temas em apreço, resulta a desejável integração da monitorização da performance organizacional no modelo, mais vasto, de gestão estratégica, sendo a sua importância correctamente equacionada e explicada. Assim, mais do que uma simples leitura desta obra, que, sem negligenciar conceitos teóricos essenciais, é eminentemente prática, recomendo vivamente a sua utilização como um guia para a construção e implementação de um modelo de monitorização da performance organizacional.
PROF. AMÍLCAR JOSÉ MARTINS ARANTES
Vogal do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Administração, I.P.

Ler mais

Autor

Jorge Caldeira

Professor universitário e formador nas áreas financeira, planeamento estratégico e monitorização do desempenho organizacional, Especialista em Gestão Pública. É também autor dos livros "Implementação do Balanced Scorecard no Estado"; "Monitorização da Performance Organizacional"; e "Dashboards – Comunicar Eficazmente a Informação de Gestão", "Guidelines para a elaboração do plano estratégico - boas práticas no setor público". Integra o corpo docente de várias universidades, tendo publicado vários artigos sobre a metodologia Balanced Scorecard, Monitorização da Performance e Dashboards. É o autor do blogue sobre monitorização da performance – www.monitorizaraperformance.blogspot.com. Especializou-se na área de planeamento e implementação de modelos de monitorização estratégica e operacional e, durante os últimos sete anos, tem sido responsável pela orientação dos dirigentes da Administração Pública e dos participantes dos cursos de Alta Direcção do Instituto Nacional de Administração (INA) na aplicação do modelo de Gestão Estratégica e na implementação da metodologia Balanced Scorecard e Dashboards. Foi responsável pela implementação destas metodologias em muitas organizações do sector público e privado nacional e internacional. Apoio vários organismos públicos no desenho dos seus planos estratégicos.

Ler mais