Partilhar

Desconto: 50%
10,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nestas últimas décadas, o Islão tem estado no centro das agendas políticas internacionais. Em Portugal, porém, pouco se fala de “política islâmica”, a não ser por mimetismo ou reflexo do que ocorre noutras paragens. Contudo, nem sempre foi assim. Este livro vem recordar-nos que houve um tempo, na história de Portugal e das suas ex-colónias, em que o Islão ocupou uma parte importante do discurso e da prática do poder político. Na Guiné-Bissau, mas sobretudo em Moçambique, as autoridades portuguesas desenvolveram todo um programa para atrair e alinhar as comunidades muçulmanas com o lado português nas guerras coloniais. Operacional dos serviços de informação (1965/1970), Investigador da Universidade de Lourenço Marques e Consultor dos Governadores Gerais de Moçambique (1970/1974), Fernando Amaro Monteiro foi, nos bastidores, o principal responsável por esse plano. Este livro reconstitui a sua história, através de uma longa entrevista que Amaro Monteirodeu a AbdoolKarim Vakil, Professor do King’s College em Londres, autor do projecto e da investigação que desembocou no presente texto. Mário Machaqueiro, Investigador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) no pólo da FCSH, elaborou um Estudo Introdutório e contribuiu para a actualização das notas da entrevista, trabalho que esteve igualmente a cargo de Sandra Araújo, Investigadora do CRIA.
Memória viva, testemunho desassombrado, este livro constitui, assim, um documento histórico imprescindível para compreendermos um segmento importante, e pouco conhecido, da trajectória islâmica de Portugal, de Moçambique e da Guiné.

Apresentação do Livro na Livraria Almedina Atrium Saldanha:

Ler mais

Autor(es)

Abdoolkarim Vakil

ABDOOLKARIM VAKIL n. em Moçambique.Licenciado em História e Economia pela Universidade de York, UK (1986). Entre 1991 e 1992, foi Docente no Departamento de Espanhol e Português, Universidade de Leeds. Desde 1992 Docente de História de Portugal no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros do King’s College, Universidade de Londres (Departamento de que foi Director). É actualmente Docente de História Portuguesa Contemporânea no Departamento de Estudos Espanhóis, Portugueses e Latino-Americanos do King’s College. Co-editorda Revista Portuguese Studies e membro do Conselho Executivo da Muslim Studies Network.

Ler mais

Mário Artur Machaqueiro

MÁRIO ARTUR MACHAQUEIRO n. em Lisboa.Licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa (1985) e Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). De 2005 a 2008, Investigador no Centro de Estudos de Migrações e Minorias Étnicas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Entre 2006 e 2009, membro da rede IMISCOE (International Migration, Integration and Social Cohesion). Desde 2009, Investigador Auxiliar no CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia).

Ler mais

Fernando Amaro Monteiro

FERNANDO AMARO MONTEIRO n. em Lisboa. Doutor em Relações Internacionais pela Universidade Técnica de Lisboa (1992). Coordenador de Investigação e Professor aposentado do Ensino Superior Particular. Na época essencial abrangida no presente livro foi Adjunto dos Serviços de Centralização e Coordenação de Informações de Moçambique (1965-1970), Investigador dos Cursos de Letras da Universidade de Lourenço Marques e Consultor dos Governadores Gerais de Moçambique para Acção Psicológica (1970-1974).

Ler mais