Partilhar

Lenine - Uma Nova Biografia

Biografias

Dmitri Volkogonov

Em Stock


Desconto: 50%
17,45 € 34,90 €

Sinopse

A 21 de Janeiro de 1924 morria Vladimir Ilyich Ulyanov, que o mundo conhecia pelo seu nome «revolucionário» – Lenine. Durante muitos anos, fez-se a distinção entre a sua doutrina política, o leninismo, e a brutalidade do regime soviético, em especial o estalinismo, denunciado por Kruschev no XX Congresso do PCUS e considerado a corrupção do dogma político original de Lenine.
Com esta biografia, no entanto, Volkogonov demonstra a falência desta tese; de facto, a génese do estalinismo está já contida no governo de Lenine e no seu cinismo político: a criação da Cheka, dos Gulag, a repressão brutal da Igreja ortodoxa, dos meios de comunicação social, e do campesinato, em especial dos kulaks; e, em especial, a instituição de um aparelho político-partidário que viria a funcionar como um poder autónomo dentro do próprio Estado, alheio aos interesses da população.

Ler mais

Autor

Dmitri Volkogonov

DMITRI VOLKOGONOV (1928-1995) foi um oficial general do Exército Vermelho e historiador. Com formação académica em História e Filosofia, entre 1988-1991 foi o director do Instituto de História Militar do Ministério da Defesa da União Soviética, cargo de onde viria a ser despedido por Mikahil Gorbachov após a publicação de uma biografia polémica (para os padrões soviéticos) de Estaline. Após o golpe de 1991, Volkogonov foi assistente de Boris Ieltsin e presidiu à comissão nomeada para analisar os Arquivos soviéticos, onde viria a consultar muito material que lhe permitiu concluir esta biografia de Lenine. A sua trilogia sobre os principais dirigentes bolcheviques completa-se com uma terceira biografia, sobre Trotsky (Trotsky, o Eterno Revolucionário).

Ler mais