Partilhar

Justiça - Reflexoes Fora do Lugar - Comum

António Henriques Gaspar

Indisponível



Desconto: 20%
15,26 € 19,08 €

Detalhes do Produto

Sinopse

“[...]Este é um livro com a marca de água de alguém que não tem medo de se expor. O que já não é pouco nos dias que correm. Mas é, de igual sorte, a manifestação de um conjunto de reflexões que tem, como eixo central, o tom e o timbre do sopesar daquilo que é institucional. Não digo que se tenha atingido o ponto óptimo entre o olhar de fora e o ver por dentro. Em tudo o que é complexo, hipercomplexo, não há óptimos. Há aproximações. Aproximações sérias, honestas e empenhadas. É isso o que falta, não só na cultura portuguesa em geral, mas também na nossa específica cultura jurídica. Estas reflexões, aqui expostas na singeleza da sua autenticidade, são isso mesmo: aproximações sérias, honestas e empenhadas. Não querem ser mais. Mas também não querem ser menos.
Eis, com tudo o que disse e discreteei até agora, a poalha de razões (a força verdadeira das razões encontrar-se-á com a leitura atenta dos textos) que me permite, como mero leitor, afirmar que vale a pena ler este livro. “

Ler mais

Autor

António Henriques Gaspar

Juiz Conselheiro Dr. António Silva Henriques Gaspar Nomeado para o STJ a 20 de Março de 2003. Nasceu em 1949, na Pampilhosa da Serra. Foi Delegado do Procurador da República em Benavente, Montemor-o-Velho, Condeixa-a-Nova, Lousã, Pombal e Coimbra, Juiz de Direito, estagiário, em Coimbra e, efectivo, na Figueira da Foz e Procurador da República no Círculo Judicial de Coimbra e no Tribunal da Relação de Coimbra. Foi Procurador-Geral Adjunto no Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (1987-2003). Também foi Agente de Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (1992/2003), membro do Comité Director dos Direitos do Homem (1994/2003) e membro do Comité Contra a Tortura das Nações Unidas, eleito pela Assembleia-Geral dos Estados parte (1998/2001). É Juiz-Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, de que foi eleito Vice-Presidente em Março de 2006 e reeleito em 2009. Tomou posse como Presidente do STJ em 12 de Setembro de 2013. Tem colaboração em várias revistas jurídicas. Publicou o livro "Justiça - Reflexões Fora do Lugar-comum".

Ler mais