Partilhar

Jesuítas na 1ª República - Os mártires do regime em portugal

José Carvalho

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 20%
13,60 € 17,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nestes dias, e no meio da surpresa geral, muitos são aqueles que ainda perguntam quem são os Jesuítas e quem são os membros da Companhia de Jesus. Nenhuma Ordem Religiosa tem alimentado tantos ódios e, ao mesmo tempo, tanta admiração como a fundada por Santo Inácio de Loyola.
No decurso de cinco séculos, membros da Companhia Inaciana foram acusados de conspirar contra Reis e Presidentes, viajaram na qualidade de missionários para todo o lado, fazendo amigos e defensores, mas também ferozes inimigos. Deste modo, foram amados e odiados como nenhuma outra Ordem.
Amada e detestada, foi responsável por uma tão grande influência nos anais da Humanidade em geral e, particularmente, da História Portuguesa, que é impossível ignorar o seu papel. Que esta obra sirva a todos, crentes e não crentes, e na altura em que o Papa Francisco I vai revelando ao Mundo aquilo que poderá fazer ao longo do seu Pontificado, para mostrar quem eram (e são) os Jesuítas. «Este livro descreve a perseguição feita aos jesuítas durante a Primeira República, com particular enfoque nos acontecimentos subsequentes ao 5 de Outubro de 1910. Mesmo quem discorde da fraseologia utilizada, ou pretenda contestar a imparcialidade do autor, não poderá negar a objectividade dos factos que aqui se apresentam.

Ler mais

Autor

José Carvalho

JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO DE CARVALHO (n. 1979) é natural de Fornos, Marco de Canaveses, e vive no Porto. Licenciado em Ciências Históricas Ramo Educacional, é mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma dissertação sobre os Jesuítas nas vésperas da Primeira República, tese que lhe valeu o Prémio de História Contemporânea Professor Victor de Sá de 2007. Actualmente é professor de História e investigador associado do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. Interessa-se por assuntos político-ideológicos e religioso-sociais contemporâneos, nomeadamente dos séculos XIX e XX.

Ler mais