Partilhar

Islão: As razões da tolerância

Rui Marques

5 dias

Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A obra que tenho o gosto de prefaciar foi apresentada, em Outubro de 2017, como relatório da disciplina de História das Ideias Políticas, do curso de doutoramento em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sob a minha regência.
Nesse contexto, tive a oportunidade de acompanhar o Dr. Rui Marques e testemunhar o rigor científico e a precisão metodológica, que imprime nas suas investigações.
Em termos pessoais e académicos, é, pois, com particular agrado que assisto à publicação deste trabalho, tornando acessível ao público um texto cuja oportunidade é manifesta.
O tema eleito é o Islão e a tolerância. (...) (...) Recuperamos, neste contexto, o tratamento dado por Locke a esta questão axial, o qual não tem outro escopo que não o de assegurar no homem a liberdade. É este o significado mais profundo do seu texto de referência sobre a tolerância e, mais amplamente, de toda a sua obra: libertar o entendimento humano, a reflexão e o juízo dos obstáculos que tendem a impor-lhe, in foro interno, a inquietude e a precipitação e, in foro externo, o domínio, a posse e a violência dos outros homens.
A liberdade racional é, em suma, o único fundamento da tolerância, pois sem ela o homem não pode cumprir a sua humanidade, nem se tornar um ser humano completo.
Daí a relevância de trabalhos como o do Dr. Rui Marques, que, perante a ameaça do recrudescimento da intolerância, colocam o assento tónico no pluralismo e no respeito pela liberdade, que não pode deixar de ser assumida como um sinal duradouro. (...)

Ler mais

Autor

Rui Marques

Inspector Tributário (Jurista) da Autoridade Tributária e Aduaneira;
Docente universitário;
Autor de livros e de artigos em revistas científicas (Direito Fiscal e Direito Penal Fiscal);
Formador na Procuradoria-Geral da República, Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e outras entidades (Direito Fiscal).

Ler mais