Partilhar

IRC e Contabilidade - Da Realização ao Justo Valor

Teses de Doutoramento

Tomás Cantista Tavares

3 dias


Desconto: 10%
40,50 € 45,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nota Prévia

O texto que agora se publica corresponde à dissertação de doutoramento apresentada na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com o título: "A relevância da contabilidade na tributação do rendimento das sociedades: entre os paradigmas da realização e do justo valor". Foi discutida e aprovada no dia 5 de Maio de 2010, perante um júri composto pelos Senhores Professores Doutores Pedro Romano Martinez, Eduardo Paz Ferreira, Fernando Araújo, Paulo Mota Pinto, Rui Morais, Pedro Pais Vasconcelos, Luís Morais e Ana Paula Dourado.
A investigação foi concluída em data anterior a alterações legislativas relevantes, introduzidas na lei contabilística (Dec. Lei n.º 158/2009, de 13 de Julho), comercial (Dec. Lei n.º 185/2009, de 12 de Agosto) e fiscal (Dec. Lei n.º 159/2009, de 13 de Julho).
Optou-se, todavia, por publicá-la tal como foi apresentada a provas, pela razão simples de que o discurso abrangente e problemático do texto não está ultrapassado pelos acontecimentos. Crê-se, antes, que este livro auxiliará a boa interpretação dos referidos diplomas - e dos problemas subjacentes.
Não gosto de exteriorizar sentimentos pessoais. Preservo a intimidade e já agradeci - com dívida de gratidão - a todos os que me ajudaram neste trabalho de vida: família, amigos e colegas. Mas, correndo o risco involuntário de olvidar algumas pessoas, é de elementar justiça realçar as mais importantes: o meu pai, que me ensinou que é possível compatibilizar os estudos académicos com a prática; o Fernando Araújo, pela sábia orientação e amizade genuína; o Miguel, pela disponibilização de um espaço fantástico para trabalhar; e a Rita, a Carolina e a Maria, porque nunca desistiram de me apoiar.

Ler mais

Autor

Tomás Cantista Tavares

Doutorado em Direito Fiscal, pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (2009). Advogado especialista em Direito Fiscal, desde 2004 e Árbitro do Centro de Arbitragem Administrativa e Fiscal, desde 2010. É Professor Convidado da Universidade Católica Portuguesa.

Ler mais