Partilhar

Introdução à Sociologia por 7 Grandes Autores

Natalie Rigaux

2 dias

Desconto: 20%
14,39 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Sete grandes autores explicados ao leitor para o iniciar numa utilização ativa da sociologia e lhe permitir situar-se melhor no mundo contemporâneo: P. Bourdieu e E. Goffman para a identidade; F. Tönnies e M. Weber para a análise da modernidade; J. T. Godbout e R. Sennett para a modernidade avançada; e E. Durkheim para a epistemologia.

No contexto de sociedades como as nossas, que valorizam o trabalho sobre nós próprios a ponto de fazer dele um fim em si, o risco deve ser levado a sério. Ora, este conhecimento pode também, como sugere M. Foucault, ser o meio pelo qual uma ação justa no mundo vai poder ser efetuada. O saber, ao levar a uma transformação de nós próprios, assume então um alcance ético, que visa a ação direta na e para a cidade e, por conseguinte, também um alcance político. 

É neste âmbito que esta obra se situa, ao propô-lo como horizonte aos seus leitores. São propostas duas temáticas para uma introdução à sociologia: o indivíduo e a sociedade. Encontrá-las-emos analisadas nas duas primeiras partes da obra: a primeira é consagrada à identidade individual (aí descobriremos como dois sociólogos com propostas tão diferentes como P. Bourdieu e E. Goffman respondem à questão de saber quem sou?) e a segunda ao elo social (onde se descreverão diferentes modalidades do conviver). 

Esta segunda parte analisará formas assumidas pelo elo social, a partir de sociólogos que pertencem a dois períodos muito distintos: a transição do século XIX para o século XX (com M. Weber e F. Tönnies, sociólogos da modernidade) e a segunda metade do século XX (J. Godbout e R. Sennett, analistas da modernidade avançada). Ao colocar a questão da identidade individual, iremos descobrir as visões do social que a ela estão associadas; partindo da questão das formas do elo social, veremos surgirem figuras distintas do indivíduo. 

Na obra dos sociólogos estudados, a articulação entre figuras do indivíduo e formas do elo social será elaborada nas conclusões gerais. Uma síntese final num capítulo epistemológico, propõe uma avaliação crítica sobre os sete autores. Para uma iniciação à sociologia, a opção desta obra consiste em visar uma apropriação ativa da disciplina, que permite adquirir progressivamente as competências requeridas para conseguir utilizar as teorias sociológicas, a fim de melhor nos compreendermos no mundo. 
Uma obra, escrita de forma acessível, que se destina a todos os que se interessam pela sociologia e muito em especial a todos os alunos e docentes que estudam esta disciplina.

Ler mais

Autor

Natalie Rigaux

Ler mais