Partilhar

Ibéria - A Relação Peninsular no Século XX

José Miguel Sardica

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
16,19 € 17,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Vivem na Península Ibérica e nos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Baleares mais de 10 milhões de portugueses e mais de 47 milhões de espanhóis. Se acaso se fizesse um inquérito perguntando como olham os portugueses para a Espanha ou os espanhóis para Portugal, muito poucos seriam os que nada teriam a dizer sobre o que se passou, o que se passa e o que deveria passar-se no relacionamento entre os dois Estados e as duas sociedades.
O tema da relação peninsular é um daqueles pratos quentes com o especial condão de animar tanto um debate académico quanto uma conversa informal. Por mais racional que se pretenda que o tema seja - e pode ser - ele desperta sempre emoções que por vezes nada têm que ver com retrospecção séria, conhecimento objectivo, avaliação ponderada e prospectiva realista.
Portugal e Espanha são países vizinhos, contíguos, desentranhados, como numa operação a gémeos siameses, de uma mesma unidade geográfica chamada Península Ibérica. Tudo o que aconteceu depois dessa separação não anulou o berço comum e não destruiu até hoje a natureza muito especial da relação ibérica - de irmãos face a face, de amigos inimigos ou de vizinhos de costas voltadas, É essa relação evolutiva que este livro pretende recontar, não em toda a sua existência temporal mas apenas no período que se estende desde os finais do século XIX até aos primórdios do século XXI.»
In Preâmbulo

Ler mais

Autor

José Miguel Sardica

Ler mais