Partilhar

Desconto: 10%
38,61 € 42,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

História do Direito é uma introdução histórica ao Direito, atenta às novas tendências da investigação e da cultura jurídica, numa perspectiva pósdisciplinar. Fiel ao rigor historiográfico clássico, abre-se criticamente a outros desafios: novos saberes e métodos, novas racionalidades e estilos. E dirige-se tanto aos estudantes de Direito, como aos que cursam História e outras Ciências Sociais, Filosofia, e afins. Além de procurar ser legível pelo público culto e interessado. Não se quedando pela História jurídica nacional, enquadra-a nas grandes correntes europeias, recuando ao Direito Romano, e não deixando de referir os primórdios normativos orientais e pré-clássicos.
Na História do Direito Português, assume uma orientação mais monográfica, em demanda das raízes e fundamentos das nossas Liberdades.
Termina, naturalmente, com o Liberalismo e o Constitucionalismo moderno, momento em que o génio jurídico nacional se funde e metamorfoseia na tendência geral da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Mas o livro chega aos nossos dias, à Constituição Europeia e à ameaça de concretização do Brexit.

Ler mais

Autor(es)

Paulo Ferreira da Cunha

Catedrático e Diretor do Instituto Jurídico Interdisciplinar da Fac. de Direito da Univ. do Porto. Doutor da Univ. Paris II e da Fac. de Direito da Univ. de Coimbra, Pós-Doutor pela Fac. de Direito da Univ. de São Paulo. Prof. Visitante na USP, da Univ. Paris XIII, da Fac. de Direito da Academia das Ciências de Kiev, inter alia. Prof. Assoc. da Laurentian Univ., Prof. Honorário da Univ. Mackenzie, Académico Correspondente da Academia Paulista de Letras Jurídicas e da Académie européenne de théorie du droit, membro da Natural Law Society e da Sociedade Cientítifica da Universidade Católica, Investigador do Centro de História da Cultura da Univ. Nova, etc. Co-Director de International Studies on Law and Education. Autor de mais de 90 livros, um deles agraciado com Prémio Jabuti. CURRICULUM VITÆ E mail - pfcunha@justice.com

Ler mais

Joana Aguiar e Silva

Docente da Escola de Direito da Universidade do Minho desde 1996. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi já na Universidade do Minho que concluiu as suas provas de Mestrado, em 2000, e de Doutoramento, em 2009. O seu trabalho de investigação tem-se desenvolvido maioritariamente nas áreas da Metodologia, História e Filosofia do Direito, com particular incidência nos domínios da linguagem e hermenêutica jurídicas e no campo das relações entre Direito e Literatura. Desempenha, desde 2009 e até ao presente, as funções de Directora do Departamento de Ciências Jurídicas Gerais, integrando igualmente o Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos e o Instituto de Direito Judiciário Ius Dicere. Tem participado em numerosos colóquios e seminários, nacionais e internacionais, no âmbito da Metodologia e Filosofia Jurídicas, em geral, e das relações do Direito com as Humanidades, e com a Literatura, em particular. Das suas publicações mais relevantes destacam-se A Prática Judiciária entre Direito e Literatura (Almedina, 2001), História do Direito. Do Direito Romano à Constituição Europeia (em co-autoria; Almedina, 2005), ‘El punto de vista de la ceguera. Derecho y Literatura en la constitución de la identidad’, in Implicación Derecho Literatura (coord. Calvo González, Comares, 2008), ‘Visões humanistas da justiça em Ensaio sobre a cegueira’, in Direito & Literatura (coord. André Karam Trindade, Nuria Fabris, 2010), Para uma Teoria Hermenêutica da Justiça: Repercussões jusliterárias no eixo problemático das fontes e da interpretação jurídicas (Almedina, 2011), ‘As narrativas do direito e a verdade judicial’, in Linguagem, argumentação e decisão judiciária (coord.. Rui do Carmo, Coimbra Editora, 2012), ou ‘Is Justice for sale: further readings on Saramago and the law’, in 11 No Foundations, 2014, 94-115.

Ler mais

António Lemos Soares

Professor da escola de Direito da Universidade do Minho;
Membro do Instituto Jurídico Interdisciplinar

Ler mais