Partilhar

História da União Soviética

História Narrativa

Peter Kenez

5 dias

Desconto: 28%
20,00 € 27,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Vídeo de apresentação:



Está disponível o Capítulo II da obra.

Esta obra analisa não só as transformações políticas por que passou a URSS durante a sua existência, mas também a evolução social e cultural do país neste período. O livro identifica as tensões sociais e as inconsistências que estiveram na origem da mudança de regime no começo do século XX, culminando na Revolução de Outubro de 1917.
Para Kenez há três grandes períodos que merecem especial atenção: a evolução da União Soviética durante toda a década de 20 - os anos das Novas Políticas económicas - até à era estalinista; a nova ordem pós-Estaline e a tentativa, ambígua, dos líderes soviéticos chegarem a um entendimento pacífico com o Ocidente, tendo sempre a Guerra Fria como contexto, todavia; e o período pós-soviético.

Índice

Agradecimentos
1 Introdução
2 A Revolução, 1917-1921
3 A Nova Política Económica, 1921-1929
4 O Primeiro Plano Quinquenal
5 O auge do estalinismo
6 Uma grande guerra patriótica
7 Os anos negros: 1945-1953
8 A era de Kruschev
9 O socialismo real e vigente
10 As reformas falhadas
11 O salto no desconhecido
12 Epílogo, 2005
Notas
Cronologia
História Soviética: uma Bibliografia
Índice Remissivo

Ler mais

Autor

Peter Kenez

PETER KENEZ é um historiador especializado na História da Rússia e da Europa de Leste. É professor na Universidade da Califórnia, onde para além de ensinar História da Rússia e História Moderna da Europa, também lecciona cursos sobre o Cinema Soviético e sobre o Holocausto.

Ler mais