Partilhar

Green Zone. A Vida Imperial na Cidade Esmeralda

Extra Coleção

Rajiv Chandrasekaran

Em Stock


Desconto: 52%
10,00 € 20,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Vídeo de apresentação:

No meio de uma zona de guerra, Bagdad, ergue-se um enclave fortemente murado e protegido, a Zona Verde ? também conhecida como Cidade Esmeralda ?, onde está sedeado o contingente da administração de ocupação norte-americana no Iraque. É um mundo à parte, com vivendas luxuosas, piscinas, bares, centros comerciais, jipes novos, enfim todas as comodidades que encontraríamos nos Estados Unidos.
Com base em centenas de entrevistas que fez a pessoas que ali vivem e recorrendo a documentos confidenciais, Rajiv Chandrasekaran elabora uma crítica ácida aos representantes do governo dos EUA no Iraque e ao seu desfasamento da realidade que os rodeia.



Está disponível o Prólogo da obra.

«A anatomia de um fiasco, escrita de forma vívida e cativante. A Vida Imperial na Cidade Esmeralda é a saga indispensável de como a libertação americana do Iraque se transformou em caos, calamidade e guerra civil. Chandrasekaran leva-nos até ao interior da Zona Verde como nunca ninguém o fez.»
Rick Atkinson, autor de An Army at Dawn

«Este livro extraordinário afasta a cortina da ilusão e revela, de forma assombrosa, o que realmente aconteceu na Cidade Esmeralda no ano crucial após a derrube de Saddam Hussein. A reportagem de Chandrasekaran é plena de detalhe e impediosa na sua documentação do misto de idealismo, confiança, energia, hubris, erros políticos, cegueira cultural e pensamento fantástico daqueles que vieram para salvar o Iraque e tornaram a situação ainda mais grave.»
David Maraniss, autor de They Marched into Sunlight

VENCEDOR DO PRÉMIO SAMUEL JOHNSON PARA NÃO-FICÇÃO
O Prémio Samuel Johnson é o mais importante galardão do Reino Unido para obras de não ficção, e a ele podem concorrer obras de variadíssimos quadrantes. Contando com o patrocínio do Canal 4 da BBC, o prémio distinguiu o livro de Rajiv Chandrasekaran, que, segundo o júri, «ombreia com as grandes reportagens dos últimos 50 anos».

Ler mais

Autor

Rajiv Chandrasekaran

RAJIV CHANDRASEKARAN é director-assistente do The Washington Post, jornal onde trabalha desde 1994. Desempenhou as funções de chefe de delegação em Bagdad, no Cairo, no Sudeste Asiático, e foi correspondente de guerra no Afeganistão.

Ler mais