Partilhar

Gestão Estratégica das Instituições Financeiras

Jorge Rodrigues

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 10%
15,75 € 17,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O sistema financeiro mundial actual, da forma como está concebido, faz parte da economia global e representa o paradigma do capitalismo. A especulação financeira, com origem no sistema bancário norte-americano, lançou uma crise sobre a economia mundial a partir do verão de 2007, dando razão á ideia de que a economia é uma coisa séria de mais para ser deixada apenas nas mãos dos economistas, assim como a criação de riqueza dá demasiado trabalho para que a sua repartição seja deixada a essa entidade abstracta chamada mercado, que ninguém vê e muito menos se sabe quem o controla.
Quando certas correntes de pensamento, quer económico quer politico, nos querem fazer crer que não existem alternativas credíveis ao restauro dos equilíbrios financeiros perdidos, pressupondo que o mercado e a concorrência encontrarão o rumo certo, assume uma importância crescente a literacia financeira, ampla e genericamente reconhecida como necessária, por organizações internacionais e por autoridades nacionais. É neste âmbito de difusão do conhecimento pelo púbico, em geral, que se pretende posicionar este livro. Como consequência, o texto não aponta soluções únicas, antes pretende levar o leitor a questionar-se e a obter a melhor solução num determinado momento. Como tal, este é apenas um minúsculo contributo para perturbar a «certeza» que alguns modelos do pensamento económico pretendem transmitir a pessoas menos avisadas. Não será, com certeza, o caso do leitor!

Ler mais

Autor

Jorge Rodrigues

Jorge José Martins Rodrigues, nasceu em 1958, em Perais (V. V. Ródão, Castelo Branco). É Economista e Professor Adjunto no Departamento de Economia e Gestão, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutor em Gestão (2007), mestre em Ciências Empresariais (1993) e licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1985), pelo ISCTE, Lisboa, exerceu funções de gestão (planeamento, marketing, comercial, finanças) no sector privado, público e cooperativo, durante mais de quinze anos. As suas principais áreas de interesse e de ensino são a gestão global, finanças empresariais, responsabilidade social e ética das organizações, governabilidade empresarial, planeamento e controlo de gestão e avaliação do desempenho organizacional.

Ler mais