Partilhar

Geografias da Saúde e do Desenvolvimento - Evolução e Tendências em Portugal

Olhares Sobre a Saúde

Paula Santana

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
16,15 € 20,19 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Geografia da Saúde é uma área científica que se constitui como uma plataforma metodológica que integra e articula saberes diversos, tradicionalmente organizados em torno das Ciências Sociais, das Ciências da Terra e das Ciências da Saúde, constituindo-se como instrumento de compreensão global, preocupado com os problemas actuais a diferentes escalas. Nesse sentido, a Geografia da Saúde é um espaço nodal de partilha e de partida, útil tanto para os geógrafos como para outros profissionais. A dimensão geográfica da saúde e da doença permite colocar em evidência desigualdades que se esbatem quando a análise é feita a pequena escala (País ou Região). Para adequar os diferentes tipos de oferta às necessidades efectivas ou reais da população deve-se, sempre que possível, analisar as problemáticas da saúde e da doença com recurso a instrumentos de recolha, análise e integração da informação a diferentes escalas espaciais. E, no fundo, essa a proposta desta publicação — dar um lugar ao Lugar e um olhar diferente sobre a saúde e a doença dos portugueses.
Geografias da Saúde e do Desenvolvimento — Evolução e tendências em Portugal divide-se em duas grandes áreas: 1. O papel da Geografia na compreensão das determinantes da saúde e da utilização dos serviços de saúde no território do Continente; 2. A Geografia da saúde e da morte dos portugueses.

Índice

Capítulo I
Aspectos Metodológicos da Geografia da Saúde

Capítulo II
As Determinantes em Saúde

Capítulo III
Estado de Saúde

Capítulo IV
Acessibilidade e Utilização dos Serviços de Saúde

Capítulo V
Geografia da Mortalidade

Ler mais

Autor

Paula Santana

Paula Santana nasceu a 27 de Novembro de 1956 em Portugal, doutorada em Geografia e Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, tem-se dedicado à docência e investigação da geografia da saúde e do planeamento urbano sustentável, com destaque para a associação entre os aspectos de contexto e de composição e a saúde e bem–estar da população. A relevância destes temas tem-se traduzido em conferências e comunicações proferidas em todo o Mundo, em aulas que leccionou em Portugal (em diversos cursos e instituições) e no Estrangeiro (Reino Unido, Espanha, Finlândia, Macau e Brasil) e em publicações – mais de cem e cinquenta títulos. Coordena vários projectos de âmbito nacional (financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Ministério da Saúde). É referee de 4 importantes revistas internacionais e de programas científicos (European Science Foundation e Organização Mundial de Saúde). Pelo contributo prestado na área da Geografia da Saúde, foi-lhe concedido o título de Membro Correspondente da Geographical Society of Finland, foi eleita Membro do Steering Committee da Commission on Health and Development (IGU) e representa(ou) Portugal em nove programas científicos internacionais (financiados, entre outras, pela Organização Mundial de Saúde, União Europeia, European Science Foundation, Medical Research Council de Glasgow)

Ler mais