Partilhar

Fiscalização da Constitucionalidade

Jorge Miranda


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato que respeita a paginação original.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais



Desconto: 10%
32,30 € 35,89 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A fiscalização da constitucionalidade interessa aos juristas em geral, e não apenas aos que estudam Direito Constitucional. Por ela passam, largamente, a defesa e a promoção dos direitos, liberdades e garantias e também dos direitos sociais, assim como o respeito pelos órgãos legislativos e de governo dos princípios da separação e da interdependência de poderes.

Neste livro, parte-se dos grandes conceitos da teoria geral; faz-se, de seguida, um conspecto histórico-comparativo, pondo em relevo, apesar das influências recíprocas e das vicissitudes várias, como continua a distinguir-se o modelo de fiscalização difusa, concreta e incidental e o modelo kelseniano de Tribunal Constitucional, e traçando a história em Portugal; por último, em texto mais extenso, apresenta-se o nosso sistema vigente, vindo de 1976-1982.

O sistema português é original, pela sua grande abrangência, por atribuir a todos os tribunais a fiscalização concreta com recurso (e não reenvio prejudicial) para o Tribunal Constitucional e por a este conferir a fiscalização preventiva, a sucessiva abstrata e a da inconstitucionalidade por omissão, a requerimento de diferentes órgãos ou frações de titulares de órgãos. Não admira que não poucas questões se tenham suscitado e que seja abundante e rica a jurisprudência.

Um Estado democrático e de Direito pressupõe, hoje, fiscalização da constitucionalidade fundamentada e efetiva, sem ativismos ou auto-restrições.

Ler mais

Autor

Jorge Miranda

Jorge Miranda é professor catedrático jubilado do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa.

Ler mais