Partilhar

Desconto: 10%
12,96 € 14,41 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Num consultório, em pleno transe hipnótico, Carlos Noronha é o narrador improvável de uma história que atravessa gerações. Nos anos quarenta, durante a Segunda Guerra Mundial, chega à Ericeira Otto Seelig, vinte e quatro anos de idade, apátrida nascido em Berlim em 1919, refugiado, fotógrafo. Muitos anos mais tarde, também na Ericeira, Marta Almeida instala-se na Pensão Miranda procurando obter informações sobre um avô paterno que nunca conheceu. As pistas de que dispõe são escassas e são já poucos os que conservam uma memória daqueles tempos.

Neste romance surpreendente, Vítor Nogueira visita uma época marcante na história do século XX e os traumas que uma insólita mas não inverosímil sucessão de acontecimentos pode provocar em várias gerações. 

«Houve um tempo em que eu estava apaixonada por esse homem. E ríamo- nos muito e éramos felizes. Tanto quanto se consegue ser feliz com a sombra da guerra ao longe. Porque ele era um refugiado, Marta, certamente já percebeu. Um refugiado entre muitos que chegaram à Ericeira, um judeu nascido na Alemanha. A guerra faz dos tronos cadafalsos e dos louros faz ciprestes e das vitórias despojos. Foi com ele que aprendi.»

Ler mais

Autor

Vítor Nogueira

Ler mais